Novo ataque de Bolsonaro à imprensa recebe repúdio de parlamentares

Bolsonaro insulta apresentadora da CNN Brasil. Parlamentares repudiam ataque e reiteram que atitude do presidente reforça seu medo do trabalho jornalístico

(Foto: Reprodução)

Parlamentares no Congresso Nacional repudiaram nesta quarta-feira (2) o ataque de Jair Bolsonaro à jornalista Daniela Lima, da CNN Brasil, que foi chamada pelo presidente Jair Bolsonaro de “quadrúpede” no dia anterior (1º), após ter tido uma fala distorcida por uma seguidora do presidente.

“Ofender jornalistas não é uma brincadeira. Bolsonaro atenta contra a honra desses profissionais com o claro objetivo de enfraquecer a imprensa. Quem deve muito morre de medo de entrevista e investigação jornalística. Minha solidariedade à jornalista Daniela Lima”, destacou a vice-líder da Minoria, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

A declaração também foi repudiada pela deputada Alice Portugal (PCdoB-BA). “Aos risos, Bolsonaro volta a atacar a imprensa. Dessa vez, a vítima foi a apresentadora da CNN Brasil, chamada de “quadrúpede”, a partir de fala distorcida da jornalista! Isso é inadmissível!”

O episódio trazido pela bolsonarista esta semana faz referência a um trecho da edição do dia 26 de maio do CNN360º, jornal que apresenta. Na ocasião, Daniela disse “não saia daí porque agora, infelizmente, a gente vai falar de notícia boa, mas com valores não tão expressivos”.

A apresentadora se referia aos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que registravam a criação de novos empregos, no entanto, os números eram os menores do ano.

Apoiadores de Bolsonaro compartilharam nas redes sociais apenas o trecho do vídeo em que a jornalista diz que “infelizmente, a gente vai falar de notícia boa”, sem a conclusão do raciocínio.

Aproveitando a menção feita pela apoiadora, Bolsonaro atacou a jornalista, sem citar seu nome. “‘Infelizmente, somos obrigados a dar uma boa notícia, mas não é tão boa assim não’. É uma quadrúpede”, disse o presidente rindo.

Logo em seguida, Bolsonaro emenda sugerindo que Daniela, no passado, votou em “outra do mesmo gênero”, também sem explicitar a quem se referia. “Afinal de contas, acho que não precisa dizer de quem ela foi eleitora no passado. De outra do mesmo gênero”, afirmou.

Em nota, a CNN Brasil informou que repudia qualquer tipo de ofensa ou ataque pessoal a jornalistas e profissionais da mídia.

Na mesma interação, gravada e transmitida por apoiadores, Bolsonaro também criticou a TV Globo, atribuindo as críticas feitas à aceitação do governo em sediar a Copa América em plena pandemia de Covid-19 ao fato de a emissora não ser a detentora dos direitos de transmissão do campeonato.

Pouco antes, ao deixar o Ministério da Saúde, Bolsonaro encerrou abruptamente uma entrevista ao ser questionado sobre o fato de ter nomeado o general Eduardo Pazuello, ex-titular da Pasta, para um cargo na Secretaria de Assuntos Estratégicos, vinculada à Presidência da República.

Pazuello será secretário de Estudos Estratégicos no órgão, segundo edição extra do Diário Oficial da União.
O atual presidente da República tem histórico de ataques à imprensa, na maioria a jornalistas mulheres.

O líder da minoria na Câmara, Marcelo Freixo (PSOL-RJ), prestou solidariedade a Daniela Lima e todas as jornalistas que são “alvos constantes da violência machista de Bolsonaro, mas seguem com coragem e firmeza no front da luta pela liberdade de imprensa”.  “Repudiar esses ataques é um dever de todos nós democratas”, disse o deputado.

“Toda minha solidariedade a Daniela Lima, mais uma vítima de ataques de Bolsonaro, que segue com essa postura deplorável contra profissionais da imprensa desde que pisou no Planalto”, lamentou o líder da oposição na Casa, Alessandro Molon (PSB-RJ).

Senadores

Na sessão desta quarta-feira (2), na CPI da Covid, a agressão contra a jornalista foi criticada. O senador Humberto Costa (PT-PE) lamentou a atitude de Bolsonaro. “Quero me solidarizar com a jornalista Daniela Lima, que foi vítima dessa grosseria desse cidadão que ocupa, espero eu que muito rapidamente, o cargo de presidente da República”, reagiu.

“Quero assinar embaixo da solidariedade do senador Humberto Costa à jornalista. Eu acho que nós vivemos tempos difíceis no Brasil e não há como nós permitirmos que, entre nós, alguém, infelizmente, faça uma acusação dessa ordem à jornalista. Isso não colabora em absolutamente nada com o rumo, com os objetivos do nosso trabalho”, disse o relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL).

Fonte: Liderança do PCdoB na Câmara