Partidos de centro não se opõem a formação de federações partidárias

A proposta garante o pluralismo partidário diante do caráter restritivo da atual legislação, que proíbe coligações partidárias e eleva a cláusula de barreira

(Foto: Pablo Valadares/Agência Câmara)

Crescem as articulações de bastidores para implementar mudanças na legislação eleitoral que possibilitem, por exemplo, a federação de partidos. Segundo a Folha de Pernambuco, líderes do PP, PL, PSL, Republicanos, Patriota e o PT, não se opuseram a proposta numa reunião com o presidente da Câmara dos Deputrados, Arthur Lira (PP-AL). A proposta garante o pluralismo partidário diante do caráter restritivo da atual legislação, que proíbe coligações partidárias e eleva a cláusula de barreira.

“Não houve, a princípio, uma inclinação mais nítida dos presentes a algum mecanismo específico, mas também não se deu objeção a alternativas como a federação, que já vem sendo defendida por partidos da Oposição e por siglas menores. Nesse encontro, na residência oficial de Lira, realizado na última terça-feira, da Oposição, só estava Carlos Zarattini, do PT. O partido está entre os que, como a coluna registrara, vem se posicionando, em conversas reservadas, a favor da federação”, diz reportagem do jornal.

Além do PT, já estariam na defesa desse sistema, o PSDB, o Solidariedade, o PT, PDT , PV, Cidadania, MDB , Rede e o PSOL. Ainda que não haja pronunciamento público dessas legendas, o debate estaria se dando na esfera das direções nacionais.

Sinal amarelo

Da reunião da casa de Arthur Lira, restou uma recomendação para que os partidos ouvissem suas bancadas para tirar temperatura sobre melhor alternativa para o caso de a regra atual, que veda coligação, ser mantida. Nada ficou decidido. E é isso que acende o sinal amarelo entre parlamentares. Diz a máxima em política que quando 20 pessoas não sabem o que querem é sinal de que a mudança é difícil de ser aprovada. O distritão esbarra no Senado. A federação esbarra na Câmara.

Com informações da Folha de Pernambuco

Autor