Sputnik Light revela eficácia de 78,6-83,7% entre idosos na Argentina

Dados oficiais positivos da vacinação com o Sputnik Light em dose única confirmam a grande eficácia da vacina e seu potencial para uso durante a campanha de vacinação na Argentina.

Chegada de doses de vacinas Sputnik V á Buenos Aires

O Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF, fundo soberano da Rússia) anuncia que a vacina contra o coronavírus Sputnik Light da Rússia (o primeiro componente da vacina Sputnik V) demonstra eficácia de 78,6-83,7% entre os idosos de acordo com dados coletados pelo Ministério da Saúde da província de Buenos Aires (Argentina).

De acordo com os dados de mais de 186.000 pessoas com idades entre 60-79, mais de 40.000 das quais receberam uma injeção de Sputnik Light (primeira dose de Sputnik V) como parte do programa de vacinação civil em massa, a taxa de infecção entre 21 e 40 dias desde a data de recebimento da primeira dose foi de apenas 0,446%.

Ao mesmo tempo, a taxa de infecção entre a população adulta não vacinada foi de 2,74% por um período comparável.

Os dados ajustados ponderados por idade, sexo e uma série de outros parâmetros entre os grupos de indivíduos vacinados e não vacinados demonstraram eficácia comparável da vacina russa – 78,6%.

Dados oficiais positivos da vacinação com o Sputnik Light em dose única confirmam a grande eficácia da vacina e seu potencial para uso durante a campanha de vacinação na Argentina.

Kirill Dmitriev, CEO do Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF), disse:
“A publicação de dados independentes na província de Buenos Aires confirma a alta eficácia da vacina russa para idosos que estão em um grupo de alto risco. Um nível de eficácia próximo a 83,7% é mais alto do que o de muitas vacinas de duas doses. Como demonstrou o relatório do Ministério da Saúde da província, a vacinação com o Sputnik Light (o primeiro componente da vacina Sputnik V) pode reduzir significativamente o número de infecções e hospitalizações. Pretendemos continuar a cooperar com colegas na Argentina para obter mais dados sobre o uso da vacina russa.”

A Sputnik V e a Sputnik Light têm uma série de vantagens importantes:

A eficácia da Sputnik V é de 97,6% com base na análise de dados sobre a taxa de infecção por coronavírus entre aqueles na Rússia vacinados com ambos os componentes da Sputnik V de 5 de dezembro de 2020 a 31 de março de 2021;

A eficácia da Sputnik Light é de 79,4% com base na análise de dados sobre a taxa de infecção por coronavírus entre aqueles na Rússia vacinados com a vacina de dose única de 5 de dezembro de 2020 a 15 de abril de 2021;
Sputnik Light é a primeira componente (adenovírus humano recombinante serótipo número 26 rAd26) da Sputnik V;

As vacinas Sputnik V e Sputnik Light são baseadas em uma plataforma comprovada e bem estudada de vetores adenovirais humanos, que causam o resfriado comum e existem há milhares de anos.

A Sputnik V usa dois vetores diferentes para as duas injeções em um curso de vacinação, proporcionando imunidade com uma duração mais longa do que as vacinas que usam o mesmo mecanismo de entrega para ambas as injeções.

A segurança, eficácia e ausência de efeitos negativos de longo prazo das vacinas adenovirais foram comprovadas por mais de 250 estudos clínicos ao longo de duas décadas.

Não há alergias fortes causadas pela Sputnik V.

A temperatura de armazenamento da Sputnik V e da Sputnik Light de + 2 + 8 C significa que ele pode ser armazenado em uma geladeira convencional sem a necessidade de investir em infraestrutura adicional de cadeia de frio.

O preço da Sputnik V e do Sputnik Light é inferior a US$ 10 por injeção, o que a torna acessível em todo o mundo.

Autor