Seminário neste sábado discute desenvolvimento rural e reforma agrária
Conferencistas são João Pedro Stédile (MST), Vânia Marques (Contag), João Vicente Goulart (PCdoB) e Cássio Moreira (UFRGS). Mediação será de Valéria Morato.
Publicado 05/06/2021 00:25
A Fundação Maurício Grabois, por meio de sua Cátedra Cláudio Campos, volta com o Seminário: O Nacional-Desenvolvimentismo e o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, neste sábado (5), às 14h, para sua oitava mesa: Reforma agrária e apoio ao pequeno e médio produtor rural. A série de debates ocorre durante 11 mesas até 17 de julho.
O evento é aberto a convidados compostos por membros do Comitê Central e das Comissões Executivas Estaduais do PCdoB, que receberão o link para o webnar. O Seminário segue o planejamento da Fundação para o ano de 2021 e tem por objetivo contribuir para a formulação de um projeto nacional de desenvolvimento e subsidiar a atualização do Programa Socialista do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), aprovado em 2009, no 12º Congresso.
Sob mediação da presidenta do Sindicato de Professores de Minas Gerais, Valéria Morato, a mesa de debates será composta pelos convidados João Pedro Stédile (dirigente nacional do MSTe coordenador do Projeto Brasil Popular), Vânia Marques (secretária de Política Agrícola da Contag e mestra em Educação do Campo), João Vicente Goulart (poeta, filósofo, presidente do Instituto João Goulart, membro do Comitê Central do PCdoB) e
Cássio Moreira (doutor em economia do desenvolvimento pela UFRGS).
Confira os temas que comporão o escopo de debates no evento:
A Reforma Agrária no contexto das Reformas de Base.
A Reforma Agrária numa época de predomínio do agronegócio.
Reforma Agrária que elimine a grande propriedade territorial improdutiva.
Realizar uma verdadeira Reforma Agrária e apoiar o pequeno e médio produtor rural para aumentar o bem estar no campo e produzir alimentos para as populações urbanas.
Captar parte da renda da terra apropriada pelo agronegócio para usar no desenvolvimento nacional.
Fomentar a produção nacional de insumos, adubos, implementos e máquinas agrícolas, além de criar a Empresa Brasileira de Comércio Exterior, a fim de barrar a dependência do pequeno e médio produtor rural em relação às transnacionais.
SERVIÇO:
AGENDA: 5 de maio, 14h (Sábado)
TEMA: Reforma agrária e apoio ao pequeno e médio produtor rural (mesa 8)
EVENTO: Seminário: O Nacional-Desenvolvimentismo e o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento
Mediação: Valéria Morato, presidenta do Sindicato de Professores de Minas Gerais,
João Pedro Stédile (dirigente nacional do MSTe coordenador do Projeto Brasil Popular),
Vânia Marques (secretária de Política Agrícola da Contag e mestra em Educação do Campo),
João Vicente Goulart (poeta, filósofo, presidente do Instituto João Goulart, membro do Comitê Central do PCdoB),
Cássio Moreira (doutor em economia do desenvolvimento pela UFRGS).