TCU desmente Bolsonaro sobre mortes por Covid-19
Presidente disse a apoiadores no cercadinho do Alvorada que, segundo um suposto relatório do TCU, metade das mortes da pandemia em 2020 não teria sido por Covid-19. Segundo o órgão, documento citado por Bolsonaro não existe.
Publicado 07/06/2021 19:29 | Editado 07/06/2021 20:19
O Tribunal de Contas da União (TCU) desmentiu o presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre o número de brasileiros mortos pela Covid-19.
“O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que ‘em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid’, conforme afirmação do Presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje”, manifestou-se o órgão em sua conta oficial no Twitter, no início da noite desta segunda-feira (7).
Pela manhã, Bolsonaro disse a apoiadores no famoso cercadinho do Palácio da Alvorada que, segundo um relatório do TCU, cerca de metade das mortes pelo coronavírus em 2020 na verdade não estariam relacionadas à doença.
“O relatório final, que não é conclusivo, disse que em torno de 50% dos óbitos por covid no ano passado não foram por Covid, segundo o Tribunal de Contas da União”, afirmou o presidente.
Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Brasil já registrou mais de 470 mil mortes pela Covid-19.
O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que “em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid”, conforme afirmação do Presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje.
— TCUoficial (@TCUoficial) June 7, 2021