“Trovador do Tempo” é o novo álbum da Banda Sol na Macambira

A banda tem ligações com os movimento sociais e a cultura de base comunitária do Cariri.

A banda caririense Sol na Macambira lança seu novo trabalho. A Banda surgiu em Juazeiro do Norte-CE, a partir de uma experiência musical no ano de 2005.  A experiência frutificou músicos instrumentistas importantes no cenário regional e em 2014, com o objetivo de ampliar suas ações fundou a Aldeias, Ponto de Cultura que desenvolve ações nas áreas da educação, cultura, tradição, patrimônio, saúde, arte, desenvolvimento social e meio ambiente.

A banda faz parte do Movimento de Arte e Cultura do Sopé e Serra do Araripe – MOACPÉS e já participou de eventos no Ceará, Paraíba e em São Paulo e diversos eventos na região do Cariri como Expocrato, Festival Cariri da Canção, Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra, Carnaval Brincante Moacpés, Mostra Sesc de Culturas, entre outros.

A banda tem linguagem estética e sonora própria, dialoga com os ritmos brasileiros, linguagens artísticas e instrumentos como rabecas, pífanos, zabumbas, xequerês guitarra, baixo, bateria e metais.

Em 2019, a Sol na Macambira  iniciou com a concepção do show “Trovador do Tempo” e participou do Festival Ecléticos (Fortaleza-CE) ao lado de artistas como Luedji Luna (BA) e Almério (PE), do Festival 3° Tem Disso Sim (Juazeiro do Norte-CE) ao lado de Chico Chico (RJ),   Cordel do Fogo Encantado (PE), e fez vários shows no Cariri e na Paraíba.

Em 2020 criou estratégias de adaptação ao cenário do isolamento social em decorrência da pandemia pelo COVID-19 e conseguiu projetar a gravação e lançamento do seu primeiro disco, o Trovador do Tempo, aprovado no Edital Arte Livre da LAB Ceará.

O Álbum

O “Trovador do Tempo” é um disco visceral, que canta da indignação à resistência e fala das belezas nos terreiros do sertão. Com músicas autorais que trazem o Cariri cantado e poetizado a partir do imaginário popular, dos terreiros culturais, das lutas sociais e da mistura sonora que evidencia a contemporaneidade do ancestral.

Produzido em meio a pandemia, o Trovador do Tempo traz uma diversidade de sons, histórias e culturas do Brasil e do mundo que convergem nesse grande terreiro que é o Cariri.

O projeto foi aprovado no Edital Arte Livre de criação artística e contempla, além do álbum, a criação de dois videoclipes “Cabocla”, que já se encontra no canal da banda no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=6LThkGVg9XY)  e “Trovador do Tempo” que está em fase de finalização pela Nuverse Audiovisual e chega ao público ainda este mês. Ambos contam com a participação de artistas, poetas, mestres, meizinheiras e brincantes do Cariri.

Ao todo o projeto envolveu diretamente 30 pessoas, entre equipe técnica, banda, mestres e brincantes, traduzindo de forma pratica a logica de Cultura Viva e participação coletiva.

O álbum foi concebido pela Sol na Macambira, coordenado por Jean Alex Alencar e Jéssika Cariri, produzido pela Vivá Produções, gravado no Studio Return, editado, mixado e masterizado por João Afonso com a direção musical de Evânio Soares e teve a participação da atriz e diretora cearense Joaquina Carlos.

A arte de capa foi desenvolvida pelos artistas visuais Francisco Luiz e Mel Bezerra e a logomarca da banda pelo artista e designer Reginaldo Farias.

O Trovador do Tempo chegou as plataformas digitais pela CD Baby distribuidora digital.

O projeto é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal n.º 14.017, de 29 de junho de 2020.

Serviço:  

Instagram: @oficialsolnamacambira

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCXbW3nVz-hyx7uw_F8ybKTg

Facebook: @oficialsolnamacambira

Ficha técnica:

Formação da banda:

Jean Alex Alencar – voz, rabeca, pífano, percussão e violão

Kayron Rafael – Guitarra

Pedro rocha – Baixo

Claudio Ferreira – Sax e pífano

Edson Xavier – voz e percussão

Alda Maria – Percussão e voz

Jucimar Rodrigues – Bateria e voz

Jéssika Cariri – Percussão, voz e produção  

Concepção artística: Banda Sol na Macambira

Coordenação geral: Jessika Cariri e Jean Alex Alencar

Direção musical: Evânio Soares

Gravação: Return Studio  

Edição, mixagem masterização: João Afonso

Capa: Francisco Luiz e Mel Bezerra

Produção: Jéssika Cariri e Vivá Produções

Foto: Pâmela Queiroz