Peru: Com mais de 99% apurados e 83 mil votos de vantagem, Pedro Castillo pede aos apoiadores que “não caiam em provocações”

Faltando apurar apenas 0,61% dos votos, o professor Pedro Castillo, do partido de esquerda Peru Livre, tem uma vantagem de 83.667 votos sobre a adversária de extrema-direita, Keiko Fujimori, estando muito próximo de alcançar o anúncio oficial de sua eleição para a presidência da República.

Embora, neste momento (5h45m de quarta-feira, horário do Brasil, 9 de junho), uma diferença de apenas 0,482% separe os dois candidatos, é uma missão quase impossível para Keiko Fujimori tirar a vantagem de mais de 80 mil votos a favor do candidato progressista. Diante deste cenário, e repetindo uma estratégia já conhecida da direita e da extrema-direita, Keiko Fujimori, que responde a várias acusações de corrupção e que pertence a uma corrente política reconhecidamente corrupta, aponta, sem provas, para a existência de fraude no processo eleitoral, convocando seus apoiadores a protestar. Já o professor Pedro Castillo, segundo informa a Telesur, agradeceu àqueles que têm estado atentos à vontade da população expressa nas últimas eleições de 6 de junho e reiterou o apelo às autoridades eleitorais ao respeito pela democracia. “Segundo os nossos representantes, temos o relatório oficial do Partido  apontando que o povo se impôs e por isso peço para não cair em provocações”, disse o representante do partido “Peru Libre”.