Com 81% imunizados, Bahrein confirma eficácia da vacina Sputnik V

Vacina “Sputnik V” demonstra alta eficácia de 94,3% e segurança durante o uso no reino árabe de 1,7 milhões de habitantes.

Manama, capital do Bahrein

Envolvida em controvérsias pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária brasileira (Anvisa), a vacina russa Sputnik V vem publicando resultados preliminares de estudos em diversos dos 66 países onde está sendo aplicada. Foi assim na Argentina, onde revelou mais eficácia que a média de outras vacinas, e agora no reino insular do Bahrein.

Os dados são do Ministério da Saúde do Bahrein sobre o uso da vacina russa contra o coronavírus “Sputnik V”, que demonstra seus altos indicadores de eficácia e segurança durante vacinação da população.

Segundo a ministra da Saúde, Faeqa Saeed Al-Saleh, os dados confirmam a alta eficácia e segurança da vacina ‘Sputnik V’ quando usada no país. A vacina é um dos medicamentos aprovados no país, disponível gratuitamente para os cidadãos e residentes do Reino. “A ‘Sputnik V’ continua a desempenhar um papel importante no sucesso da campanha de vacinação do Reino. O país já vacinou 81% da população que atende aos critérios estabelecidos.”

O estudo de eficácia realizado no Bahrein de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) com a participação de mais de cinco mil pessoas, confirmou a eficácia do medicamento ao nível de 94,3%, 14 dias após receber o 2º componente. Foram analisados os dados obtidos no período de fevereiro a início de maio deste ano.

Ao mesmo tempo, 98,6% de todos os casos de coronavírus registrados duas semanas após o recebimento do segundo componente “Sputnik V” foram leves.

Os dados de vacinação no Bahrein também confirmam a segurança da “Sputnik V”:

•     Não houve eventos adversos graves associados à vacinação com o imunizante russo;

•     Nenhuma morte relacionada à vacina foi relatada;

•     Não há casos de trombose venosa cerebral (TVC) após a vacinação.

Kirill Dmitriev, CEO do Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF), comemorou o resultado declarando que ele confirma as estatísticas obtidas em vários outros países. “A vacina russa é uma parte importante do portfólio nacional diversificado do Bahrein. O uso da ‘Sputnik V’ está dando uma contribuição significativa para reduzir o número de novos casos de coronavírus, para o país retomar a atividade econômica e retornar à vida normal”.

Autor