Conservador linha-dura será o próximo presidente do Irã

Prestes a ser o próximo presidente do Irã – o que Ebrahim Raisi significa para o Ocidente e o acordo nuclear, para superar o aumento da pobreza e as sanções internacionais.

Espera-se que Ebrahim Raisi, visto aqui durante um comício de 2017, ganhe as eleições presidenciais do Irã.

O esforço dos governantes conservadores do Irã para orquestrar o resultado da eleição presidencial de 18 de junho desencadeou um boicote dos eleitores – mas o resultado ainda pode ser um bom presságio para as negociações em curso sobre o acordo nuclear de 2015, que terminou .

principal candidato é Ebrahim Raisi, chefe do judiciário do Irã e aliado próximo do líder supremo. Ele está quase certo da vitória depois que os candidatos que poderiam ter representado um sério desafio para ele – incluindo três reformistas – foram desqualificados e impedidos de participar da eleição.

As desqualificações sem precedentes indignaram grandes grupos de eleitores liberais e moderados, e muitos se comprometeram a boicotar a eleição . Como resultado, espera-se que a participação seja bem abaixo de 50% , e provavelmente um mínimo histórico.

Mas quem é Ebrahim Raisi e como sua presidência alteraria as políticas interna e externa do Irã? Como economista e observador próximo do Irã , acredito que podemos começar a responder a essas perguntas explorando seu passado.

Membro leal

Raisi é um membro leal do regime com uma longa carreira no ramo judicial do Irã, que remonta a mais de quatro décadas .

Ele tinha apenas 19 anos quando a revolução islâmica depôs o xá em 1979. Como um jovem ativista islâmico, ele chamou a atenção de vários clérigos revolucionários importantes, incluindo Ali Khamenei, que se tornou o líder supremo do Irã uma década depois.

Nomeado procurador-geral de Kataj – uma pequena cidade perto de Teerã – aos 20 anos, Raisi rapidamente ascendeu a posições mais proeminentes. Em 1989, quando Khamenei substituiu Ruhollah Khomeini como líder supremo, Raisi foi promovido a procurador-geral-chefe de Teerã.

Essa promoção refletia o alto nível de confiança que Khamenei depositava nele. Enquanto servia nessas posições, Raisi também frequentou o seminário e estudos religiosos com Khamenei e outros líderes religiosos influentes.

Execução de dissidentes e combate à corrupção

Durante a primeira década de sua carreira, Raisi condenou um grande número de dissidentes e oponentes políticos do regime islâmico e sentenciou muitos deles à morte .

Os críticos do regime e seus oponentes políticos condenaram seu papel direto nessas execuções, especialmente o grande número de prisioneiros políticos que foram executados em 1988.

De 1994 a 2004, Raisi atuou como chefe do escritório do inspetor geral do Irã, que é responsável por prevenir abusos de poder e corrupção em instituições governamentais. Foi nessa posição que ele desenvolveu uma reputação de cruzado contra a corrupção governamental . Mesmo tendo sido nomeado o primeiro presidente adjunto do tribunal em 2004 e finalmente promovido a presidente do tribunal em março de 2019, ele continuou a sua luta contra a corrupção processando muitos funcionários do governo.

Seus críticos argumentaram, no entanto, que sua luta contra a corrupção foi altamente politizada e seletiva . Eles alegaram que ele tinha como alvo indivíduos afiliados a seus rivais políticos, como o presidente Hassan Rouhani.

Raisi concorreu à presidência pela primeira vez em 2017, mas foi derrotado pelo atual presidente do Irã, Hassan Rouhani, que após dois mandatos não pode concorrer novamente.

Nas eleições deste ano, Raisi é o candidato favorito da ala direita conservadora da elite islâmica dirigente e também conta com o apoio do aiatolá Khamenei, que tem poder absoluto sobre todos os ramos do governo. Khamenei também nomeia diretamente metade do Conselho de Guardiões de 12 membros , que supervisiona todas as eleições políticas e tem o poder de desqualificar candidatos sem qualquer explicação pública. Khamenei endossou e defendeu publicamente as desqualificações .

Provável retorno ao acordo nuclear

Uma das fraquezas institucionais do sistema político do Irã desde a revolução islâmica de 1979 é o potencial de tensão e desacordo entre os presidentes eleitos e o líder supremo.

Ou seja, ao contrário do sistema de governo dos EUA, os poderes do presidente iraniano são extremamente limitados . Por exemplo, um presidente reformista pode querer se envolver mais com o Ocidente ou ficar fora de um conflito estrangeiro, mas o líder supremo pode anulá-lo ou simplesmente ignorá-lo.

Como protegido e aliado próximo do líder supremo, Raisi deve apoiar as políticas de Khamenei tanto na política interna quanto na externa – o que significa mais coordenação entre os vários ramos do governo. Com o Parlamento também dominado por partidários de Khamenei, isso também significa que os conservadores irão controlar todos os três ramos do governo novamente após oito anos.

Essa harmonia significa que Raisi seria muito mais eficaz como presidente porque quaisquer políticas que ele seguir provavelmente seriam apoiadas pelo líder supremo.

E talvez ironicamente, sua vitória pode abrir caminho para uma atitude mais comprometedora do lado do Irã nas negociações que estão atualmente em andamento em Viena para a restauração do acordo nuclear de 2015 , que foi descarrilado pelo ex-presidente dos EUA Donald Trump em 2018.

A razão para esta previsão não convencional é que as facções reformistas e conservadoras no Irã estão plenamente conscientes de que um novo acordo nuclear, que poderia acabar com as severas sanções econômicas impostas ao país, é altamente popular . A equipe que assinar o acordo receberá crédito por encerrar as dificuldades econômicas que o país atravessa. Por exemplo, a inflação é superior a 50% , as exportações despencaram devido às sanções e mais de 60% da população está agora na pobreza , contra 48% apenas dois anos atrás.

Se Raisi se tornar presidente, os conservadores e o líder supremo terão maiores incentivos para chegar a um acordo com os Estados Unidos para o levantamento das sanções, já que eles não podem mais culpar um presidente reformista pelas dificuldades econômicas.

O sucesso dessa estratégia, porém, está longe de ser garantido.

Em primeiro lugar, se Khamenei, Raisi e seus apoiadores linha-dura insistem em manter a política externa de confronto do Irã , parece improvável que as sanções econômicas contra o Irã diminuam. Nem todos eles estão diretamente ligados ao acordo nuclear, incluindo sanções contra o próprio Raisi .

Em segundo lugar, a crescente alienação e frustração de grandes segmentos da população do Irã – especialmente depois que os reformistas foram proibidos de concorrer à presidência – ainda pode levar a agitação em massa e instabilidade política.

Uma mulher iraniana estende a mão, que tem o nome "Raisi" escrito em escrita persa
Uma mulher iraniana mostra seu apoio a Raisi escrevendo o nome dele em sua mão.

Líder Supremo Raisi?

A vitória de Raisi pode ter um impacto ainda mais significativo na política do Irã no longo prazo, porque pode pavimentar o caminho para que ele se torne o próximo líder supremo do Irã.

O aiatolá Khamenei está na casa dos 80 anos e uma sucessão a um novo líder supremo é considerada provável nos próximos quatro anos. De acordo com muitos membros do regime, Raisi é considerado o mais provável de substituir Khamenei se ele vencer as eleições presidenciais.

Se Raisi eventualmente se tornar o líder supremo do Irã, ele terá muito mais poderes para moldar todos os tipos de políticas. Com base em sua formação e valores, ele provavelmente resistirá às reformas políticas e sociais e tentará ganhar legitimidade para o regime islâmico concentrando-se no desenvolvimento econômico de maneira semelhante aos regimes autoritários na Ásia, como a China, concentrando-se no crescimento econômico ao mesmo tempo em que restringe as liberdades políticas e sociais.

Raisi como presidente – e eventualmente como líder supremo – dificilmente abandonaria a política externa antiocidental do Irã, mas ele tem o potencial de reduzir as tensões a um nível mais administrável a fim de melhorar a economia iraniana.

Na minha opinião, ele parece ter reconhecido que a continuação das dificuldades econômicas atuais representa a maior ameaça para o regime islâmico no longo prazo.

Nader Habibi é professor de Prática em Economia do Oriente Médio, Brandeis University (Boston, EUA)