Lula apoia ato do dia 19 de junho, luta do povo contra Bolsonaro

Para não dar munição aos críticos sobre sua conduta política, ele colocou dúvida sobre se irá participar do 19J

(Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Lula manifestou apoio às manifestações contra Bolsonaro marcadas para ocorrer em todo o país e no exterior no próximo sábado (19). “A sociedade começou a andar. As manifestações vão ocorrer em muitas cidades do Brasil, e isso é uma coisa muito boa, porque significa que a sociedade está acordando, está se levantando e está começando a brigar pela conquista do seu direito à reconstrução do nosso país”, disse ele em entrevista em à rádio Tribuna do Norte, de Natal, nesta quinta-feira (17).

Para não dar munição aos críticos sobre sua conduta política, ele colocou dúvida sobre se irá participar do evento. “Eu ainda não sei se vou na manifestação. Tenho uma preocupação. Não quero transformar um ato político em um ato eleitoral. Não quero os meios de comunicação explorando isso como o Lula se apropriando de uma manifestação convocada pela sociedade brasileira”, escreveu no Twitter.

O ex-presidente também defendeu a legitimidade dos atos em meio à pandemia. “E não adianta falar que ‘ah, mas o povo agora tá aglomerando’. O povo está aglomerado todo dia e faz tempo. Pra trabalhar, pra pegar ônibus. E sem estar todo mundo vacinado, porque o Bolsonaro recusou as ofertas pra comprar (vacina) enquanto era tempo”, dsse.

Lula deixou claro que há uma diferença entre os atos contra e pró-Bolsonaro. “Fico feliz que o povo esteja brigando pelos seus direitos. E não adianta querer igualar as manifestações. Veja a diferença entre as manifestações contra o genocida e os atos promovidos por ele. Um lado usa máscara, álcool gel, o outro lado vai sem máscara e nega a vacina”, explicou.

Autor