Covid: China já aplicou 1 bilhão de vacinas, 12 vezes mais que Brasil

No ranking de vacinação mundial, chineses estão bem à frente dos Estados Unidos e da Índia

Sob a liderança do Partido Comunista, o enfrentamento da China à pandemia do novo coronavírus alcançou uma histórica marca. A façanha dos chineses foi ter ultrapassado, neste domingo (20), o patamar de 1 bilhão de doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19. O balanço é da plataforma inglesa Our World in Data, ligada à Universidade de Oxford.

Devido ao tamanho da população do país e a seu protagonismo na fabricação de vacinas anti-Covid, era natural que a China estivesse à frente nesse ranking. Mas, na comparação com um país do porte do Brasil, o feito chinês é incontestável. Enquanto sua população, de 1,3 bilhão de habitantes, é pouco mais de seis vezes maior que a brasileira, o país asiático vacinou, em números absolutos quase 12 vezes mais que o Brasil (86 milhões de doses).

No ranking de vacinação mundial, a China está bem à frente dos Estados Unidos (316 milhões de doses) e Índia (266 milhões). No total, mais de 2,6 bilhões de doses de vacinas já foram aplicadas em todo o planeta. Proporcionalmente, a China – que já administrou 70 doses a cada cem habitantes – fica atrás de Estados Unidos (95 a cada cem), Reino Unido (108 a cada cem) e Israel (123 a cada cem), mas à frente de Brasil (40 a cada cem) e Índia (19 a cada cem).

Em seu combate exemplar à pandemia, a China utiliza apenas vacinas desenvolvidas em território nacional: a CoronaVac, as vacinas da Sinopharm (versões de Wuhan e Pequim) e a da farmacêutica CanSino – essa última é dada em apenas uma dose, o que acelera a campanha de imunização. Apenas na última semana, o gigante asiático administrou, em média, pouco mais de 18 milhões de doses por dia.

No último dia 8 de junho, o país aprovou o uso da CoronaVac para crianças acima de 3 anos, o que pode fazer aumentar ainda mais o número de doses aplicadas. A China foi o primeiro país a aprovar uma vacina contra a Covid para crianças. A vacina da Pfizer, por exemplo, vem sendo aplicada apenas em adolescentes acima de 12 anos em países como EUA, Canadá, Reino Unido e União Europeia.

Já o Brasil, quarto país que mais aplicou vacinas contra a Covid-19 em números absolutos (somando a primeira e a segunda doses), é apenas o 67º na vacinação proporcional (que considera o número de imunizantes administrados em relação à população). As 86 milhões de doses aplicadas até o momento equivalem a 40 vacinas a cada cem habitantes – média similar ao de Tuvalu (40) e Guiana (40).

Com informações do G1