Oficina capacita comunidades a produzir conteúdo para a imprensa

O Coletivo Camaradas vem desenvolvendo um trabalho consistente de cultura de base comunitária e debate sobre o direito à cidade, tendo a comunicação como elemento central.

Oficina capacita comunidades a produzir conteúdo para a imprensa

No próximo dia 30 às 14h, o Coletivo Camaradas estará promovendo a oficina ‘Como fazer matéria para a imprensa?’, formação destinada a integrantes de organizações comunitárias do Cariri. A aula será realizada de forma remota, através da plataforma Google Meet, sendo conduzida pela jornalista e doutoranda em Comunicação Débora Costa.

Seja para os meios tradicionais (rádios, TVs, jornais) ou para as mídias digitais, a produção de conteúdo para a imprensa tem sido uma exigência para os movimentos sociais na atualidade. Além de permitir que as ações comunitárias sejam conhecidas pela sociedade em geral, a divulgação nos espaços da mídia também ajuda a promover uma imagem adequada dessas comunidades, partindo das experiências de seus próprios integrantes.

Além da oficina de matéria jornalística, também serão realizadas outras formações voltadas para os movimentos sociais e que contemplarão habilidades diversas. As Oficinas de Desenvolvimento Territorial são uma parceria do Coletivo Camaradas com a Federação de Entidades Comunitárias do Cariri e a Comissão Cearense do Cultura Viva, sendo parte das atividades do projeto Território Criativo do Gesso, aprovado do Edital de Prêmio de Fomento de Arte e Cultura do Estado do Ceará, SECULT-CE, através da Lei Aldir Blanc.

As pessoas interessadas em participar da oficina ‘Como fazer matéria para a imprensa?’ precisam apenas preencher o formulário disponível no link: https://forms.gle/xQQwqbBqHxBZaEtG8 . As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas, sendo prioritariamente destinadas às organizações que atuam no Território Criativo do Gesso, nos Pontos de Cultura e nas entidades comunitárias do Cariri, num total de duas vagas por organização. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais do Coletivo Camaradas.