Otto Alencar corrige o negacionista Osmar Terra sobre mortes na Argentina

No depoimento à CPI da Covid, o deputado disse que a Argentina registrou 420 mil mortes, mesmo adotando lockdown. “São 90 mil óbitos. O senhor falou errado. A não ser que o senhor esteja confundindo taxa de mortalidade com taxa de letalidade. O senhor sabe como se mede a taxa de mortalidade?”, indagou Otto

Otto Alencar questiona o deputado Osmar Terra na CPI (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Ao se posicionar contra o lockdown, o deputado negacionista Osmar Terra (MDB-RS) disse que na Argentina ocorreram 420 mil mortes pela Covid-19, apesar das medidas de isolamento adotadas pelo presidente daquele país, Alberto Fernández. “O senhor acha que o que está acontecendo na Argentina, 420 mil mortes, se fosse a população brasileira a da Argentina (…) foi uma coisa deliberada, um erro? Ele trancou todo o país um ano, um ano e pouco, o presidente da Argentina. E o resultado foi uma tragédia”, disse Terra.

Na sua indagação ao deputado, o senador Otto Alencar (PSD-BA) tratou de corrigi-lo. “Vossa Excelência disse 420 mil. Está errado. São 90 mil óbitos, mais ou menos”. “Pegue o vídeo e o senhor vai ver que eu falei 420 mil, proporcional”, respondeu o deputado.

“São 90 mil óbitos. O senhor falou errado. A não ser que o senhor esteja confundindo taxa de mortalidade com taxa de letalidade. O senhor sabe como se mede a taxa de mortalidade?”, devolveu Otto. O diálogo, então, seguiu a seguinte ordem: “Como é que mede? Eu sei, senador. Mas diga, por favor. O senhor está querendo saber?  Como é que mede a taxa de mortalidade? A taxa de mortalidade é pelos habitantes. Não, não, senhor. É por mil. Sim, senhor. Sim, senhor. Por mil pessoas de cada localidade. Por um milhão. Não. Por mil pessoas.”

Na divergência entre os dois médicos, Otto concluiu que a taxa de mortalidade é por mil. “Espere aí! Letalidade é uma coisa, mortalidade é outra, deputado. Tenha paciência, tenha paciência. O senhor disse aí que eram 420 mil mortos, que estavam chegando próximo ao Brasil. Não é! A Argentina tem 50 milhões de habitantes e 90 mil óbitos”, criticou.

O senador baiano disse ainda que a taxa de letalidade na Argentina é um pouco maior que a taxa de letalidade do Brasil. “O Brasil está com uma taxa de letalidade de 2,8, e a Argentina está mais que o Brasil. Então, por isso, eu quero dizer ao senhor que a taxa de mortalidade é medida por cada mil habitantes em determinada localidade, não é? Então, essa é que é a taxa de mortalidade. A taxa de mortalidade no Brasil é que está chegando a esse número aí de 502.817 mortos”, explicou.

Autor