Bolsonaro pode ser preso por crime contra humanidade, diz criminalista

Para Fernando Hideo Lacerda, embora a compra da vacina indiana Covaxin possa dar uma materialidade aos crimes cometidos pelo presidente, os casos mais graves são os que envolvem o boicote à vacinação

Ilustração: Aroeira

O presidente Jair Bolsonaro pode ser preso caso seja condenado no Tribunal Penal Internacional, após ser denunciado por crime contra a humanidade.

A avaliação é de Fernando Hideo Lacerda, advogado e professor de Direito Penal da Escola Paulista de Direito, em entrevista na quarta-feira (23) ao Direto da Redação, programa no canal de CartaCapital no Youtube.

Para ele, embora a compra da vacina indiana Covaxin possa dar uma materialidade aos crimes cometidos pelo presidente, os casos mais graves são os que envolvem o boicote à vacinação no País.

De acordo com o professor, os atos e omissões de Bolsonaro podem ser enquadrados em crimes de responsabilidade, que redundaria no impeachment, em crimes comuns e crimes contra a humanidade.

“O Bolsonaro sabotou o processo de vacinação. A questão mais séria é esse impacto dos crimes contra a vida. Há robustez nos elementos de prova”, afirmou Lacerda.

“Há uma série de crimes que estão sendo desvelados nos últimos desdobramentos da CPI da Covid”, acrescentou o professor.

Fonte: CartaCapital