Guedes quer que Bolsonaro escolha: Bolsa Família, servidores ou obras

Jair Bolsonaro quer ampliar programa social do PT e dar aumento a servidores para reverter popularidade em baixa, mas equipe econômica teme estouro do teto de gastos.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agencia Brasil

Pressionada a implementar demandas eleitorais de Jair Bolsonaro, a equipe econômica quer que o presidente da República escolha entre a ampliação do Bolsa Família, a liberação de verbas para obras públicas e o reajuste dos servidores públicos. A informação foi publicada nesta segunda-feira (5) pelo jornal Folha de S.Paulo.

Segundo o jornal, o Ministério da Economia, de Paulo Guedes, quer que o presidente faça escolhas e deixe claro quais serão as medidas prioritárias para 2022. O argumento é que não há espaço suficiente no Orçamento e nem todos os pedidos poderão ser atendidos.

O motivo é que as medidas estourariam o teto de gastos, regra que limita o crescimento das despesas do governo à variação da inflação no ano anterior.

Ainda de acordo com a matéria, o Ministério da Economia defende que o reajuste a servidores seja deixado para depois. Auxiliares de Paulo Guedes argumentam que essa despesa é mais prejudicial às contas do governo do que investimentos, por exemplo, por se tratar de um gasto permanente que se estenderá para os próximos anos. Com a popularidade em baixa, Bolsonaro planeja implementar ações que gerem apelo popular e deem impulso para sua tentativa de reeleição no ano que vem.

Autor