O regionalismo ajudou a África a gerenciar a pandemia da covid-19

Uma previsão do surto de covid-19 era que a África poderia ser o epicentro das fatalidades da pandemia. Isso não aconteceu. O registro da taxa de infecções, mortes e recuperações mostra que a África é a segunda região menos afetada do mundo.

Cyril Ramaphosa aproveitou a resposta COVID-19 da União Africana. Wikimedia Commons / Flickr , CC BY-ND

O medo de que a África fosse o epicentro da pandemia foi alimentado por alguns fatores. Um foi a presença de assentamentos informais superlotados. Outro foram os sistemas fracos em muitos países e o número inadequado de pessoal médico em todos os setores. Além disso, os hospitais carecem de equipamentos essenciais, como kits de teste, equipamentos de proteção individual e máquinas de oxigênio.

A maioria dos países adotou estratégias nacionais, como o fechamento de fronteiras. Outros adotaram uma abordagem mais regional.

Em um estudo recente , examinei o papel que o regionalismo desempenhou na contenção da pandemia. As fronteiras porosas entre muitos países em África apresentaram desafios adicionais – bem como oportunidades – para uma resposta regional ao COVID-19.

Concluí que uma abordagem regional ajudou a conter a pandemia devido à oportunidade que proporcionou para compartilhar recursos, informações, treinamento e testes. Por exemplo, o monitoramento eficaz e a implantação de equipamentos de teste nas fronteiras contribuíram para limitar a transmissão do vírus através das fronteiras.

Mas também concluí que, para o futuro, é necessário construir mais infraestruturas regionais de saúde que possam ajudar o continente a gerir novos surtos epidémicos.

Razões para uma abordagem regional

Desde março de 2020, os países africanos adotaram várias medidas para gerir a pandemia COVID-19. Para além das respostas nacionais, estavam as abordagens continentais e regionais sob os auspícios da União Africana através dos Centros Africanos para o Controlo e Prevenção de Doenças e as comunidades económicas regionais.

O regionalismo foi adotado como estratégia por vários motivos. O primeiro foi a capacidade limitada de alguns estados de administrar a pandemia. No início da pandemia, muitos careciam da infraestrutura de saúde e dos equipamentos necessários para testes, equipamentos de proteção individual e oxigênio. Embora o problema de infraestrutura de saúde precária seja comum em muitas partes do continente, é pior em pequenos estados como Lesoto .

Uma abordagem regional ajudou a mitigar os efeitos negativos dessa fraqueza por meio da mobilização de recursos e distribuição de equipamentos essenciais de saúde.

A segunda razão para uma abordagem regional foi o fato de que as fronteiras que separam os países africanos são muito porosas, artificiais e arbitrárias. Dado o imperativo do comércio transfronteiriço, laços de parentesco através das fronteiras e as viagens frequentes que acompanham esses altos níveis de interações , as estratégias nacionais por si só não teriam sido suficientes para conter a disseminação do COVID-19.

Em terceiro lugar estava a enorme necessidade financeira para controlar a pandemia . Isso incluiu assistência para aqueles cujos empregos foram afetados, subsídios de aluguel e outras intervenções sociais. A capacidade limitada do estado de mobilizar esses recursos em nível nacional tornou necessária uma abordagem regional. A União Africana mobilizou recursos da comunidade internacional para ajudar a cumprir os enormes requisitos financeiros para gerir a pandemia. A abordagem regional forneceu uma voz mais forte ao fazê-lo.

Resposta continental

A partir de março de 2020, a União Africana assumiu a liderança na coordenação de uma resposta continental para a gestão da pandemia. A liderança política e burocrática da União Africana, representada por Moussa Faki Mahamat, presidente da Comissão da União Africana, e Cyril Ramaphosa, presidente da União Africana na época, mobilizou partes interessadas do setor privado e da comunidade internacional para contribuir para o fundo . Por exemplo, Africa50 contribuiu com $ 300.000 para apoiar os Centros Africanos para Controle e Prevenção de Doenças. Da mesma forma, o Banco Africano de Desenvolvimento apoiou o fundo com $ 27,33 milhões .

Eles também apelaram à comunidade internacional por ajuda. A dupla convidou o setor privado e a comunidade internacional a contribuir para o Fundo de Solidariedade COVID-19.

Esse dinheiro era necessário para adquirir equipamentos de saúde, conscientizar e enfrentar as consequências econômicas da pandemia.

A União Africana também apelou às instituições existentes, como os Centros Africanos para o Controlo e Prevenção de Doenças e as comunidades económicas regionais, para formar e equipar os funcionários da saúde a nível regional e continental para lidar com futuras pandemias.

Essas instituições surgiram como parte dos processos de regionalização em andamento na África. Por exemplo, o Centro Africano para Controle e Prevenção de Doenças foi estabelecido em 2016 em resposta a epidemias anteriores como Sars e Ebola. Tem desempenhado várias funções, tais como informação e comunicação, formação e capacitação e colaboração com organizações regionais e internacionais.

Em alguns casos, algumas das oito comunidades econômicas regionais do continente também desempenharam um papel. Por exemplo, na África Ocidental, a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental aproveitou as experiências anteriores de gerenciamento do Ebola para coordenar as atividades dos países membros.

O órgão regional desenvolveu um plano estratégico regional e, por meio da Organização de Saúde da África Ocidental, ajudou a capacitar funcionários de saúde em nível regional por meio de treinamento, compartilhamento de informações e mobilização de recursos.

Na África Oriental, entretanto, a abordagem negativista do governo da Tanzânia sob o falecido presidente John Magufuli afetou negativamente a vontade coletiva da Comunidade da África Oriental de lutar contra a pandemia.

O país não fechou suas fronteiras; nem havia aderência estrita aos protocolos recomendados pelos cientistas.

Lições aprendidas

A África ainda não está fora de perigo. Dados recentes mostram que novas variantes do vírus SARS-CoV-2 são motivo de preocupação. O acesso às vacinas continua agudo.

No entanto, o uso de uma abordagem regional contribuiu para a mobilização de recursos para o fundo de resposta COVID-19 da União Africana de $ 647 milhões . Este fundo tem sido usado para apoiar os esforços de recuperação de alguns estados membros da União Africana e capacitar os Centros Africanos para o Controle e Prevenção de Doenças.

recente doação de US $ 1,3 bilhão pela Mastercard Foundation ajudaria ainda mais na aquisição de vacinas e no gerenciamento de futuras pandemias. Esse dinheiro ajudará especialmente os pequenos estados que, de outra forma, não seriam capazes de acessar os recursos.

Samuel Ojo Oloruntoba é professor adjunto de Pesquisa do Instituto de Estudos Africanos, Carleton University, Carleton University