A lei draconiana usada por Israel para roubar terras palestinas

Analistas dizem que todos os postos avançados são uma porta dos fundos para continuar reivindicando terras palestinas depois que Israel se comprometeu a congelar assentamentos nos Acordos de Oslo em 1993.

Soldados israelenses montam guarda enquanto manifestantes palestinos se reúnem durante um protesto contra assentamentos israelenses na cidade de Beita, perto de Nablus

No início de maio, mais de 50 famílias judias fizeram as malas e se mudaram para o topo de uma colina na Cisjordânia, no território palestino ocupado.

Eles rapidamente ergueram casas modulares, uma sinagoga, um berçário e até cavaram um playground para reivindicar um terreno que não compraram nem herdaram.

Esses colonos o chamaram de posto avançado de Evyatar, em homenagem a Evyatar Borosky – um judeu morto em 2013, supostamente por um palestino.

Todos os assentamentos ou postos avançados – uma porta dos fundos para continuar reivindicando terras palestinas depois que Israel se comprometeu a congelar assentamentos nos Acordos de Oslo em 1993 – são considerados ilegais sob a lei internacional.

O posto avançado de Evyatar se destacou porque também era ilegal de acordo com a lei israelense.

Além disso, surgiu numa época em que o presidente dos EUA, Joe Biden, substituiu Donald Trump e Israel testemunhou uma mudança de governo para uma coalizão multipartidária de partidos de esquerda, direita e centro.

O terreno também está estrategicamente localizado. Encontra-se ao sul de Nablus, em uma área chamada Jabal Sabih nas aldeias de Beita e Yatma, que deverá fazer parte do futuro Estado da Palestina. Um acordo aqui quebraria a contiguidade territorial palestina.

Na semana passada, os colonos foram finalmente despejados e os palestinos comemoraram a vitória de sua resistência. Analistas, no entanto, alertaram que as comemorações foram prematuras e injustificadas.

Vários especialistas disseram que o despejo não refletiu uma mudança na política israelense e apenas mostrou como o Estado israelense utiliza seus instrumentos para facilitar o roubo sistemático de propriedades palestinas.

Em vez de serem repreendidos pelo estado por confiscar ilegalmente terras que não pertenciam a eles, os colonos receberam uma promessa.

A mídia israelense relatou que Naftali Bennett, o novo primeiro-ministro de Israel e um defensor ferrenho dos assentamentos ilegais, ofereceu aos colonos um acordo – o estado iria verificar se a terra pode ser classificada como “terra do estado” e se sim – a conclusão que o estado espera para chegar a – seria entregue aos colonos, embora esteja em aldeias palestinas.

Hagit Ofran, diretora executiva do programa Settlement Watch da ONG israelense Peace Now, fez a suposição. “Foi publicado: Os colonos partem; as casas permanecem; o exército instala um posto militar; o governo inicia o processo de declaração de terras do estado ”, disse Ofran.

Israel legaliza esses postos avançados ou assentamentos ao implantar uma interpretação draconiana da lei otomana de que se a terra não fosse cultivada por vários anos consecutivos, se tornaria propriedade do estado.

O Peace Now, no entanto, afirmou que o posto avançado de Evyatar foi de fato construído em “terras palestinas privadas”, e que uma foto aérea de 1980 mostrou que partes da terra foram até “cultivadas” – o que implica que não pode, portanto, ser considerada uma terra estatal.

No entanto, o estado pode simplesmente confiscar para os colonos, como já fez centenas de vezes. Israel estabeleceu 441.000 colonos em 280 assentamentos em mais de dois milhões de dunams – um dunam equivale a 1.000 metros quadrados – de terras palestinas na Cisjordânia e Jerusalém Oriental.

Ele aprovou uma série de leis discriminatórias para poder confiscar propriedades palestinas.

Lei de propriedade ausente

Israel usa a Lei de Propriedade Ausente para reivindicar as terras que forçou os palestinos a abandonar nas guerras de 1948 e 1967. Também emprega uma série de táticas para declarar todas as terras não registradas – deixadas de fora pelos ocupantes otomanos e britânicos e que se acredita serem dois terços da Cisjordânia – como possíveis terras de “estado”.

Terras palestinas também são confiscadas em nome de propósitos arqueológicos e turísticos, e se forem compradas de palestinos quase sempre é por meio de medidas coercitivas, observou o Peace Now.

De acordo com o B’Tselem, Centro de Informação Israelense para os Direitos Humanos nos Territórios Ocupados, Israel concede benefícios fiscais aos colonos para construir casas e às indústrias israelenses para se estabelecerem nesses territórios. O estado israelense também incentiva os judeus a estabelecerem fazendas agrícolas e permite a aquisição extensiva de terras agrícolas e pastagens palestinas.

“Quarenta dessas fazendas foram estabelecidas na última década, ocupando efetivamente dezenas de milhares de barragens”, B’Tselem confirmou em um relatório de março

Anwar Mhajne, professor assistente do Stonehill College e cientista político especializado em relações internacionais, disse que em 1968 Israel suspendeu o processo de registro de terras, permitindo rotular qualquer terra não registrada como terra do estado.

Ela acrescentou que a lei israelense permite que o estado israelense confisque terras privadas para as necessidades públicas palestinas, que são então repassadas para a infraestrutura dos colonos.

“Israel usa essa lei, no entanto, para confiscar terras privadas para a construção de estradas segregadas para conectar os assentamentos”, disse Mhajne. “Baseando-se em uma lei semelhante em Jerusalém Oriental, Israel estabeleceu 12 assentamentos em Jerusalém Oriental.”

Mhajne acrescentou que se o pedaço de terra ao sul de Nablus receber o status de terra estatal, o que os especialistas palestinos temem ser provável, isso abriria um precedente perigoso. Isso encorajaria “os colonos a construir ainda mais assentamentos ilegais para pressionar o governo a reconhecê-los, mesmo que sejam ilegais”.

Ines Abdel Razak, membro do think-tank palestino Al-Shabaka e diretora de defesa do Instituto Palestino de Diplomacia Pública (PIPD), disse que muitos outposts ilegais estão em processo de legalização.

“O projeto colonial de Israel, que começou há um século, tem um objetivo claro: máximo de terras com mínimo de palestinos”, disse Abdel Razak. “Isso está muito claro em Jerusalém e na Cisjordânia hoje, seja em Sheikh Jarrah, Silwan ou Beita.

“Da Lei de Propriedade de Ausentes ao empreendimento de assentamento na Cisjordânia, a política e a prática têm sido construir assentamentos judeus e desapropriar os palestinos de sua terra natal.”

De acordo com um relatório da Human Rights Watch divulgado em maio do ano passado, Israel abriga comunidades palestinas – recusando-se a acomodar seu crescimento natural de população – não apenas na Cisjordânia, mas também em cidades e vilarejos palestinos dentro de Israel.

Ele disse que o estado israelense controlava 93 por cento de todas as terras, incluindo Jerusalém Oriental, e delegou a tarefa de administrar essas terras a uma agência estatal – a Autoridade Territorial de Israel. Mas este órgão é dominado pelo Fundo Nacional Judaico, cujo “mandato explícito é desenvolver terras para os judeus e não para qualquer outro segmento da população”.

O relatório também citou uma descoberta de 2017 que, embora os palestinos representem 21 por cento da população de Israel, menos de 3 por cento das terras estão sob a jurisdição dos municípios palestinos.

O que Biden fará?

O destino dos palestinos, apanhados em uma luta desigual com colonos apoiados pelo Estado, agora depende de como Biden lida com o assunto ao se encontrar com o primeiro-ministro Naftali Bennett no final deste mês ou no início do próximo.

Biden o puxará pelo colarinho e exigirá um congelamento do acordo, ou ele apenas lhe dará um tapinha nas mãos e concordará em discordar?

Ofran do Peace Now disse que se não fosse contestado pelos Estados Unidos, Bennet, é claro, gostaria de continuar com a “legalização” de todos os postos avançados.

“A questão seria até que ponto a pressão de dentro do governo e do mundo o levará a se abster disso”, disse Ofran.

Da AlJazira por Anchal Vohra