59% dos brasileiros não votariam hoje em Bolsonaro, diz Datafolha

No segundo turno, Lula bateria Bolsonaro por 58% a 31%

Ilustração: Aroeira

Jair Bolsonaro não conseguiria se reeleger se a eleição à Presidência da República acontecesse hoje. Mais do que isso, de cada cinco eleitores, três nem sequer cogitam votar no atual presidente.

É o que aponta a nova pesquisa Datafolha sobre as eleições 2022, divulgada nesta sexta-feira (9). Conforme o levantamento, 59% dos brasileiros não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro. Na pesquisa anterior, de maio, esse percentual era menor – 54%.

De seus possíveis concorrentes em 2022, nenhum é tão rejeitado eleitoralmente. Tanto o ex-presidente Lula (PT) quanto e governador João Doria (PSDB-SP) não teriam voto de 37% do eleitorado. Não votariam de jeito nenhum no ex-ministro Ciro Gomes (PDT) 31%, e no também ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM), 23%.

Quanto à intenção de votos, Lula segue na liderança absoluta, venceria a eleição hoje no primeiro turno e conquistaria um terceiro mandato presidencial. Ele teria 46% contra 25% de Bolsonaro. Na sequência, viriam Ciro com 8%, Doria com 5% e Mandetta com 4%. No momento, 10% votariam em branco ou anulariam o voto. No segundo turno, Lula bateria Bolsonaro por 58% a 31%.

O Datafolha ouviu 2.074 eleitores, presencialmente, nos dias 7 e 8. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Autor