Desonesto, falso, despreparado, autoritário: como o povo vê Bolsonaro

Ao que tudo indica, as denúncias de corrupção, trazidas à tona sobretudo com a CPI da Covid-19 no Senado, devem prejudicar ainda mais a reputação bolsonarista

Não é só rejeição ao governo. Com o fiasco da gestão Jair Bolsonaro, a política genocida diante da pandemia, a crise econômica e os escândalos de corrupção, os brasileiros passaram a ver o presidente de forma mais crítica, desconfiando até de sua capacidade de governar o País.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (8) aponta que o povo vê Bolsonaro como “desonesto”, “falso”, “incompetente”, “despreparado”, “indeciso” e “autoritário”. E não é só: a percepção popular é a de que o presidente “favorece os ricos” e “mostra pouca inteligência”.

Conforme destacou a Folha de S.Paulo, ao informar os dados da pesquisa, “a tendência negativa se cristalizou ao longo do governo, e é majoritária em todos os itens questionados. Significativamente, em meio a denúncias de corrupção no Ministério da Saúde na pandemia, houve uma piora na impressão de honestidade do presidente”.

No período de pouco mais de um ano – entre junho de 2020 e julho de 2021 –, o índice de brasileiros que consideram Bolsonaro honesto caiu de 48% para 40%. Já os que os apontam como desonesto são, hoje, 52% – eram 38% no ano passado.

Ao que tudo indica, as denúncias de corrupção, trazidas à tona sobretudo com a CPI da Covid-19 no Senado, devem prejudicar ainda mais a reputação bolsonarista. Na mesma sondagem do Datafolha, a desaprovação ao governo subiu seis pontos percentuais de maio a julho, indo de 45% para 51%. A rejeição recorde inclui a soma dos 11% que classificam o governo como “ruim” e os 40% que o avaliam como “péssimo”.

Já a base bolsonarista – o grupo que, apesar das crises, continua a considerar o governo “ótimo” ou “bom” – manteve-se em 24% entre a pesquisa anterior e a atual. Isso porque o aumento na reprovação ao governo ocorreu com a migração de parte dos brasileiros que qualificavam a gestão como “regular”: eram 30% em maio, agora são 24%.

“O derretimento da apreciação da imagem presidencial é visto em todos os indicadores. No começo do mandato, em abril de 2019, 59% o viam como sincero. O número caiu para 48% em junho de 2020 e chegou agora a 39%. Na via contrária, os 35% que consideravam Bolsonaro falso em 2019 subiram a 46% no ano passado e agora são 55%”, aponta a Folha.

Outros dados deixam claro o nível de insatisfação dos brasileiros: para 58%, ele é incompetente – e, para 62%, é despreparado. Dois terços dos brasileiros (66%) consideram Bolsonaro autoritário e creem que ele governa para os mais ricos. Além disso, 57% o julgam indecisos e também 57% avaliam Bolsonaro como pouco inteligente.

Autor