Pela primeira vez, maioria aprova o impeachment de Jair Bolsonaro

Pesquisa do Datafolha realizada nos dias 7 e 8 de julho, mostra que 54% são a favor da ação de impeachment, ante 42% que se mostram contrários.

(Foto: Richard Silva-PCdoB na Câmara)

A maioria dos brasileiros é favorável ao impeachment de Jair Bolsonaro. O dado foi divulgado neste sábado (10) pelo Datafolha. Segundo a Folha de S.Paulo, é a primeira vez, desde que o instituto de pesquisas começou a questionar os brasileiros sobre o tema, que a maioria dos entrevistados se diz a favor da abertura do processo.

O levantamento presencial, realizado nos dias 7 e 8 de julho, mostra que 54% são a favor da ação de impeachment, ante 42% que se mostram contrários. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Na rodada anterior, realizada em 11 e 12 de maio, os pró-impedimento haviam ultrapassado numericamente os contrários à ideia, mas ainda havia um empate técnico em 49% a 46%.

Segundo o Datafolha, o crescimento do apoio ao impeachment é um processo recente e reflete o aprofundamento da crise política combinada à tragédia sanitária da Covid-19, que já matou mais de 530 mil brasileiros. O instituto destacou que o papel do governo federal no desastre está sendo esmiuçado pela CPI da Pandemia no Senado.

Além disso, desde a pesquisa anterior, em maio, houve uma série de más notícias para o governo.

Foram descobertas suspeitas de negociações obscuras de vacinas inexistentes, com denúncia de cobrança de propina e o Bolsonaro virou alvo de inquérito por supostamente ter prevaricado ao citar seu líder na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), como o líder das irregularidades.

Segundo o Datafolha, até a pesquisa de 15 e 16 de março, a oposição ao impeachment, ou quase um empate técnico, dominava.

Com informações da Folha de S.Paulo

Autor