Telma Saraiva e a descoberta das cores, por Roberta Rocha

A artista já na década de 40 representou o feminino nas imagens fotográficas com referências no cinema, antecedendo em trinta anos a artista norte-americana Cindy Sherman. Ambas se colocam como personagens em suas composições

Por Roberta Rocha*  

Telma Saraiva nasceu e viveu durante toda sua vida na cidade de Crato.

Seu pai, o fotógrafo Júlio Saraiva, que era um grande apreciador das artes e que costumava levá-la ao cinema na intenção de fazê-la ler com maior agilidade, acaba por influenciá-la na produção da sua memorável obra de fotopinturas.

Ainda adolescente, Telma inicia sua produção fotográfica após ganhar uma câmera portátil e começa a fotografar seu cotidiano, depois disso a fotografia passa a ser seu ofício e paixão.

Na época não havia revelação de fotos coloridas, mas curiosa como era, começa a se indagar sobre como eram coloridas as fotos das celebridades que vinham na embalagem do sabonete da marca “Leve”, que ela colecionava. Ao ver uma propaganda de tintas para colorir retratos na revista “Cena Muda”, Telma pede ao seu irmão, Salviano Saraiva, também fotógrafo, para redigir uma carta em inglês, para que pudesse comprar, dos Estados Unidos, seu primeiro estojo de tintas Marshall e começa seus primeiros experimentos, atualmente a artista é um dos expoentes máximos da fotopintura cearense, seu trabalho se destaca pelo primor nos detalhes e pelas cores aplicadas, Telma conseguiu produzir uma visualidade singular em suas fotopinturas apesar dos limites dos recursos de sua época.

 A artista já na década de 40 representou o feminino nas imagens fotográficas com referências no cinema, antecedendo em trinta anos a artista norte-americana Cindy Sherman. Ambas se colocam como personagens em suas composições, fazendo reflexões artísticas semelhantes, criando a fantasia de ser muitas mulheres. A obra da Telma consegue expressar as tensões relacionadas ao universo feminino, de como nos colocamos e gostamos de nos ver, além das contradições nesse embate com o mundo social do qual fazemos parte.

A série de autorretratos em diversos momentos de sua vida, é uma parte do rico acervo da artista e são suas obras mais conhecidas, foram levados ao conhecimento público através de inúmeras reportagens em revistas impressas, realização de documentários e exposições em galerias de arte.

*Produtora cultural, designer e neta de Telma Saraiva