Imprensa internacional destaca os milhares na rua pelo Fora Bolsonaro

“A popularidade do presidente de extrema direita caiu nas últimas semanas em meio a escândalos de corrupção durante a pandemia”, destaca o inglês The Guardian

Ato gigantesco no centro do Rio de Janeiro (Foto: Paula CS)

O inglês The Guardian noticia as manifestações ocorridas no sábado (24), quando milhares de manifestantes saíram às ruas de várias cidades brasileiras para exigir o impeachment de Jair Bolsonaro. “A popularidade do presidente de extrema direita caiu nas últimas semanas em meio a escândalos de corrupção durante a pandemia”, diz o jornal.

“Esta semana, foi divulgada a notícia de que o Ministério da Defesa do Brasil disse à liderança do Congresso que as eleições do próximo ano não aconteceriam sem emendar o sistema de votação eletrônico do país para incluir um registro em papel de cada votação”, destaca. Bolsonaro sugeriu várias vezes, sem evidências, que o sistema atual está sujeito a fraudes, alegações que o governo brasileiro negou. Ele enfrenta a reeleição no ano que vem, em uma disputa em que deve enfrentar seu adversário político, o ex-presidente de esquerda Luiz Inácio Lula da Silva. As pesquisas mostram que Bolsonaro perderia para Lula.

O francês Le Monde também destacou que dezenas de milhares de brasileiros saíram às ruas no sábado, exigindo o impeachment de Bolsonaro por sua gestão da crise de saúde, enquanto o saldo da epidemia ultrapassa meio milhão de mortos.

“Os manifestantes marcharam pelo quarto fim de semana consecutivo a convocação de partidos e sindicatos de esquerda, principalmente, contra o presidente de direita, que está sendo investigado por supostamente fechar os olhos ao desvio de recursos públicos na compra de vacinas”, informa.

Os protestos ainda ganham destaque nos franceses Le Figaro e L’Obs, nos argentinos La Nación e Clarín, no chinês Global Times, no alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung, no belga La Venir, nos portugueses Diário de Notícias e nos canais de TV do Catar, Al Jazeera, e na americana CNN.

Os despachos da Reuters — Brasileiros voltam às ruas para exigir impeachment de Bolsonaro — e da espanhola EFE — Brasil volta às ruas em massa para exigir a retirada de Bolsonaro —contribuíram para ampliar a percepção do aumento do descontentamento com o governo brasileiro.

Fonte: Análise de Mídia do PT no Senado