Presidenta Nacional da UBM visita MG e debate políticas para mulheres

A União Brasileira de Mulheres de Minas Gerais recebe essa semana para uma série de agendas sua Presidenta Nacional Vanja Andrea dos Santos.

Vanja e comitiva da UBM MG em reunião com a Deputada Estadual Ana Paula Siqueira (Rede). Foto: Artur Custódio

No dia 28 de julho, Vanja e uma comitiva composta por Barbara Ravenna (Presidenta da UBM MG) e Jô Moraes (primeira Presidenta Nacional da UBM) estiveram em agenda com a Prefeita de Contagem Marilia Campos (PT) e o Vice-Prefeito Ricardo Faria (MDB), que teve como pauta a reorganização da UBM no município, a efetivação e ampliação de políticas públicas para as mulheres e a Conferência Municipal da Saúde da Mulher.

Vanja esteve com a comitiva na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para agenda com a Deputada Estadual Ana Paula Siqueira (Rede) atual Presidenta da Comissão da Mulher da ALMG.

Na oportunidade foi conversado sobre a importância de ampliar o número de Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher nas cidades mineiras e a necessidade de atuação 24h das delegacias. Também foi discutida a urgência de reativação do Conselho Estadual da Mulher que desde o ano passado se encontra inoperante, o impacto do acesso ao mercado de trabalho e o agravamento do desemprego devido a pandemia e a Audiência Pública em Comemoração aos 15 anos da Lei Maria da Penha.

A agenda do dia finalizou na Plenária Municipal de Ribeirão das Neves que debateu a importância da garantia de políticas públicas para as mulheres em especial das mulheres em situação de violência e as privadas de liberdade, bem como a criação de hortas comunitárias nos territórios do município.

Para Barbara Ravenna, a importância das agendas no atual cenário nacional, no qual os investimentos para as políticas públicas voltadas para as mulheres é o mais baixo do governo federal, se trata de enfrentamos um desmonte a nível estadual, “precisamos investir e ampliar políticas públicas para as mulheres em todos os sentidos, na segurança pública em relação a violência doméstica e ao feminicídio, em relação a oportunidade de empregos, educação e saúde, nenhum direito a menos! Precisamos urgentemente de vacina para toda população, auxílio emergencial e fortalecimento do SUS!”, comentou a Presidenta da UBM MG.

Vanja irá participar no sábado (31/7) da mesa Vacina no Braço, Comida no Prato e da Plenária final do 4º Congresso Estadual da UBM MG que será transmitida pelas páginas da UBM MG no Facebook e no Youtube.