Manuela d’Ávila critica projeto de privatização dos Correios

A ex-deputada se manifestou através das redes sociais.

(Foto: Giulia Cassol/Sul21)

O avanço do projeto de privatização dos Correios na Câmara intensificou a reação de parlamentares e lideranças contra a venda de mais este patrimônio público. Em comentário via redes sociais nesta quarta-feira (4),  a ex-deputada do PCdoB, Manuela d’Ávila criticou a iniciativa do governo de Jair Bolsonaro.

“Os Correios tiveram um lucro de R$ 100 milhões em 2019 e têm papel fundamental na soberania nacional do nosso país”, disse Manuela. Ela complementou dizendo que “quem defende a sua privatização quer vender mais uma empresa brasileira a preço de banana e acabar com o serviço público do Brasil. Cobre seu deputado”.

Na segunda-feira (2), em pronunciamento feito em rede nacional de rádio e TV, o ministro das Comunicações de Bolsonaro, Fábio Faria, defendeu a privatização e disse que o projeto deverá ser pautado ainda nesta semana na Câmara.

Conforme dados divulgados pelo portal UOL, os Correios tiveram lucro nos últimos 20 anos, repassando 73% ao governo federal, seu único acionista. No total, a empresa acumulou mais de R$ 12 bilhões entre 2001 e 2020 e não depende do Tesouro para se manter. Mas, para além dos números, os Correios cumprem importante papel social, ao chegar onde diversos serviços privados não chegam.

“O governo não tem um projeto de país. Estamos vivendo o ‘presentismo’, vendendo o almoço para comprar o jantar. Estamos cancelando o futuro”, declarou recentemente o economista Márcio Pochmann, professor da Unicamp, sobre o projeto privatista do governo Bolsonaro.

Fonte: Portal PCdoB