Jornalista lança livro sobre o bolsonarismo durante a pandemia da Covid-19

A Editora Contracorrente lançará no próximo mês o livro “Tempestade perfeita: o bolsonarismo e a sindemia covid-19 no Brasil”, do jornalista Cesar Calejon

A Editora Contracorrente lançará no próximo mês o livro “Tempestade perfeita: o bolsonarismo e a sindemia covid-19 no Brasil”, do jornalista Cesar Calejon. A obra tem como objetivo expor como a pandemia do novo coronavírus se desenvolveu no Brasil do bolsonarismo, investigando o agravamento da crise sanitária e como o movimento encabeçado pelo Presidente da República contribuiu para isso, ao mesmo tempo que criava forte instabilidade instutucional.

O livro analisa como a crise causada pela covid-19 combinou-se com o bolsonarismo e a instabilidade política preexistente, ganhando novos contornos. Para o autor, apesar de ser uma questão social extremamente ampla e complexa, os vetores centrais do agravamento do que se tornou uma sindemia no país entre 2020 e 2021 foram o simbolismo presidencial, a ausência do federalismo cooperativo, a má gestão do Ministério da Saúde do Brasil e a subdiagnosticação/subnotificação de casos.

Na obra, o autor faz uma análise cuidadosa e detalhada sobre esses temas, constituindo uma ferramenta decisiva de combate ao bolsonarismo e suas consequências nefastas ao nosso país.

Segundo o sociólogo e intelectual portuguêsBoaventura de Sousa Santos “Cesar Calejon expõe e denuncia a imensa tragédia política e sanitária que o Brasil vive, esmagado pelo bolsonarismo, uma máquina brutal de destruição da democracia, da dignidade, da convivência e, em última instância, da vida. Com acutilante lucidez, sólida informação e veemente análise, Calejon oferece aos democratas brasileiros um eloquente catálogo de razões para lutar contra o bolsonarismo em nome da democracia e da vida”.

Para Guilherme Howes, antropólogo e professor na Universidade Federal do Pampa, o autor tornou-se um dos principais intérpretes do bolsonarismo ao lançar um livro “com um texto simples, direto, informativo, assustador, entusiasmante e indispensável para compreender as trevas em que nos metemos”.

O livro está em pré-venda no site da editora e possui data prevista de lançamento para o dia 10 de setembro deste ano.

Foto: Divulgação
  • Título: Tempestade perfeita: o bolsonarismo e a sindemia covid-19 no Brasil
  • Editora: Editora Contracorrente
  • Autor: Osvaldo Bertolino
  • ISBN: 9786588470787
  • Nº da edição:
  • Páginas: 320
  • Encadernação: Brochura
  • Autor: Cesar Calejon

Fonte: Editora Contracorrente