Fórum de governadores convoca reunião para defender a democracia

De acordo com emissora CNN, o encontro foi convocado de forma emergencial após a escalada da crise entre os Poderes

(Foto: Divulgação)

Diante da crise política provocada por Bolsonaro que pediu impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, o Fórum Nacional de Governadores confirmou para esta segunda-feira (23), em Brasília, reunião para debater maneiras de garantir a defesa da democracia e melhorar a relação entre os Poderes Executivo e Judiciário.

De acordo com emissora CNN, o encontro foi convocado de forma emergencial após a escalada da crise entre os Poderes.

24 governadores já confirmaram presença no encontro que será realizado de forma presencial e remota. Estarão na capital apenas o governador do Piauí, Wellington Dias, e o governador de Rondônia, Marcos Rocha, que serão recebidos pelo anfitrião Ibaneis Rocha.

Além da crise política, os governadores pretendem tratar também do aumento recente no preço dos combustíveis.

“Vamos tratar de democracia. É para os governadores que se sentirem à vontade se manifestarem. Vão defender a democracia, vão defender o Supremo, e vão defender que o País mantenha suas instituições, condenando qualquer flerte ou qualquer iniciativa autoritária no País”, afirmou o governador de São Paulo (PSDB), João Dória.

Brasil verde

Outro ponto que será tratado tem relação com a ajuda ao meio ambiente. “Os governadores propuseram um consórcio pró-meio ambiente, que vai se chamar Brasil Verde. Os governadores que aceitarem participam e se reúnem nesse consórcio, e ele passará a ter via legal para pleitear investimentos de fundos internacionais, especialmente fundos europeus e japoneses”, comentou Doria. Ele disse que a ideia partiu do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB).

Com informações da CNN e Correio Braziliense

Autor