Advogada de Bolsonaro é citada na CPI por envolvimento com lobista

Karina Kufa apresentou o lobista Marconny Albernaz ao empresário José Ricardo Santana, que depõe nesta quinta-feira (26) na CPI da Covid

José Ricardo Santana depõe na CPI (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Diálogo revelado na CPI da Covid, nesta quinta-feira (26), mostra que o empresário José Ricardo Santana, ex-secretário de medicamentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foi apresentado ao lobista Marconny Albernaz, da Precisa Medicamentos, por Karina Kufa, advogada de Bolsonaro. “Marconny foi um prazer te conhecer na casa da Karina. Obrigado pelo papo agradável”, disse Santana no dia 23 de maio.

Mesmo exposto ao fato, ele disse no depoimento à comissão não se lembrar do encontro. “Você tem um problema de memória sério, porque você não se lembra de nada. Você manda uma mensagem de quase dois minutos para uma pessoa e não lembra para quem foi a mensagem! Foi uma noite agradável. De noites agradáveis a gente sempre se lembra para o resto da vida”, disse o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM).

O senador Humberto Costa (PT-PE) diz que a CPI tem informação de que Renan Bolsonaro estava no jantar na casa da advogada. Santana também afirmou que não lembra da presença do filho de Bolsonaro no encontro.

Outro diálogo exposto pelo relator Renan Calheiros (MDB-AL) revelou que Santana tratou com a médica Nise Yamaguchi, do gabinete paralelo, um plano para apresentar a Bolsonaro que tratava sobre teste rápido para detectar Covid-19.

Um dia depois, ele diz ao lobista Marconny que passou a noite toda com a médica discutindo a necessidade de destravar a testagem da população e precisaria da ajuda do lobista. A CPI já sabe que o empresário queria vender teste rápido para o governo Bolsonaro.

O depoente acompanhou Roberto Dias, ex-diretor de logística do Ministério da Saúde, em jantar no qual teria acontecido pedido de propina da vacina da Astrazeneca.

Autor