Nova pesquisa confirma avanço de Lula contra Bolsonaro: 55% a 30%

Números da PoderData confirmam a tendência já detectada na pesquisa da Quaest Consultoria

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu mais vantagem sobre Jair Bolsonaro nas sondagens para a eleição presidencial de 2022. Conforme pesquisa PoderData divulgada na noite desta quarta-feira (1), o ex-presidente avançou em intenções de voto contra o atual mandatário. Se as eleições fossem hoje, 55% votariam em Lula num eventual segundo turno, contra 30% que escolheriam Bolsonaro. São 10% os que votariam em branco ou nulo e 5% os que disseram que não sabem.

A distância, de 25 pontos, é a maior até agora. No levantamento anterior, realizado no início de agosto, a diferença era de 20 pontos. Já a nova pesquisa PoderData foi coletado de 30 de agosto a 1º de setembro, ouvindo 2.500 eleitores em 472 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Os números da PoderData confirmam a tendência já detectada na pesquisa da Quaest Consultoria, encomendada pelo corretora Genial Investimentos e divulgada nesta quarta-feira (1/9). Segundo a Quaest, a distância entre Lula e Bolsonaro foi ampliada para 21 pontos no primeiro turno (47% a 26%) e para 25 no segundo (55% a 30%).

Os resultados vêm depois da peregrinação de Lula por cidades nordestinas em busca de alianças para 2022. O Nordeste é a região brasileira em que o petista tem mais apoio – 69% dos entrevistados da região afirmaram que votariam nele num eventual segundo turno diante de Bolsonaro. Lula vence em todas as regiões do Brasil, com exceção do Sul, onde há um empate técnico.

Com relação ao primeiro turno, Lula também lidera a corrida com 37%, contra 28% de Bolsonaro. Na sequência, aparecem os ex-ministros Ciro Gomes (PDT), com 8%, e Henrique Mandetta (DEM), com 5%. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), têm 4%, cada um, enquanto o apresentador José Luiz Datena (PSL) fica com 3%.

Nos recortes da pesquisa, Lula 50% das intenções de voto no Nordeste, 43% entre eleitores de 45 a 59 anos e 42% entre homens. Já Bolsonaro tem 50% no Norte e 34% entre eleitores de 25 a 44 anos. Os dois empatam em 36% entre aqueles que cursaram ensino superior.

Na disputa de segundo turno, Bolsonaro também perderia para Doria e ficaria empatado, na margem de erro, com Ciro e Datena. Já Lula ganharia dos dois últimos. Num turno entre o governador de São Paulo e Lula, o ex-presidente tem uma ampla vantagem de 32 pontos percentuais. O petista fica com 50% dos votos, enquanto Doria leva 18%. No levantamento anterior, a diferença era de 29 pontos. Agora, são 24% os que votariam em branco ou nulo, e 8% os que não sabem.

Bolsonaro não tem vantagem efetiva contra nenhum concorrente no segundo turno. No cenário entre o atual presidente e Ciro ou Datena, haveria empate técnico. A diferença é de quatro pontos percentuais contra o pedetista e de um ponto contra o apresentador. Já em uma possível disputa entre Lula e Datena, o ex-presidente levaria a Presidência com folga. A diferença entre os candidatos é de 37 pontos percentuais. São 22% os que votariam em branco ou nulo e 7% os que não sabem.

Com informações do Poder360