Presidente do STF pede respeito às instituições no dia 7 de setembro

Para este dia, estão marcadas manifestações em todo país a favor e contra o governo Bolsonaro. Luiz Fux também adverte para as consequências jurídicas dos atos de quem protesta

O presidente do STF, LUiz Fux (Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF)

O ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu a sessão plenária da Corte desta quinta-feira (2), fazendo um discurso sobre o dia de 7 de setembro, o feriado da independência do Brasil. Para este dia, estão marcadas manifestações pró-Bolsonaro e contra o governo. Fux afirmou que o STF aguarda que os cidadãos se manifestem com senso de responsabilidade cívica, “respeito institucional e cientes das consequências jurídicas de seus atos, independentemente da posição político-ideológica que ostentam”.

Para endossar o discurso de manifestações com responsabilidade, o presidente da Corte frisou: “liberdade de expressão não comporta violências e ameaças”.

O ministro salientou que a crítica construtiva provoca reflexões, descortina novos pontos de vista e convida ao aprimoramento institucional. “Ao revés, a crítica destrutiva abala indevidamente a confiança do povo nas instituições do país”, disse.

Fonte: Migalhas