Covid-19: variante Delta já é predominante na capital paulista

Segundo a Prefeitura e o Butantan, mesmo com mais casos da variante delta, não há risco de pressão sobre o sistema de saúde da capital neste momento porque curva de crescimento não é significativa

Rovena Rosa - Ag Brasil

Estudo realizado por meio de parceria da Prefeitura com o Instituto Butantan revelou, na última quarta-feira (1º), que foram registados 395 novos casos para a variante delta (linhagem B.1.617.2 e sublinhagens AY) na cidade de São Paulo. Com os novos registros, contabilizam-se 800 casos desde que a variante foi confirmada na cidade em julho.

Entre as amostras em que foi possível identificar a linhagem, 69,7% são da variante delta e 28,4%, da gama, o que revela predominância da perigosa variante que vem assustando outros países pela alta capacidade de contágio. Os sequenciamentos são referentes à semana epidemiológica 33 (de 15 a 21 de agosto), realizados pelo Butantan.

“A presença da variante Delta no município de São Paulo, assim como as demais variantes do novo coronavírus (Alfa, Beta e Gama), aumenta a preocupação em relação à alta transmissibilidade e diminuição da eficácia das medidas sociais e de saúde pública. A SMS [Secretaria Municipal de Saúde] recomenda que todas as medidas individuais de prevenção sejam mantidas com rigor”, destacou a prefeitura, em nota.

Como observam a Prefeitura e o Instituto, apesar da presença da variante na cidade, o número de casos não apresentou curva de crescimento significativa e, por isso, não oferece risco de impacto sobre a rede de saúde pública da capital. Diante do novo cenário de predominância da variante delta na capital e com a população adulta elegível vacinada, o município realizará testagem de comunicantes de casos positivos de Covid-19 detectados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para análise do perfil de transmissão do vírus.

Na prática, isso significa que os munícipes detectados com a variante delta e gama passarão por um teste de antígeno para Covid-19. Tanto aquelas com sintomas como os assintomáticos que tiveram contato com pessoas com caso positivo.

A medida é fundamental para entender o cenário atual do comportamento da Covid-19 e mitigar a expansão dos casos de Covid-19 na cidade de São Paulo.

Também na última quarta-feira (1º), a vacinação alcançou 104,1% do público-alvo, entre maiores de 18 anos, imunizados com a primeira dose ou a dose única das vacinas contra a Covid-19. Outros 54,7% estão com a condição vacinal completa. O município de São Paulo aplicou 14.621.904 doses de vacina contra a Covid-19. São 9.570.750 (D1), 4.729.960 (D2) e 321.194 doses únicas.

Boletim epidemiológico divulgado hoje (2) pela prefeitura mostra que, desde o início da pandemia de covid-19, 37.160 pessoas já morreram por causa da doença na capital paulista. Cerca de 1,8 milhão de pessoas precisaram ser internadas na rede municipal de saúde, e se recuperaram.

Prevenção

• Mais transmissíveis, variantes exigem que medidas de prevenção sejam mantidas. A capital apresenta estabilidade no número diário de casos, mas ainda em um patamar considerado alto;

• A presença da variante delta no município de São Paulo, assim como as demais variantes do novo coronavírus (alfa, beta e gama), aumenta a preocupação em relação à alta transmissibilidade e diminuição da eficácia das medidas sociais e de saúde pública;

• A SMS recomenda que todas as medidas individuais de prevenção sejam mantidas com rigor;

• Toda a rede de Atenção Básica da cidade, por meio das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), realiza monitoramento e acompanhamento dos casos, além disso, promove campanhas para que pessoas com sintomas de Covid-19 compareçam imediatamente às unidades para o atendimento médico;

• Estão sendo distribuídas máscaras N95 para proteção desses sintomáticos e das pessoas que residem na mesma casa.

Da Secom paulistana

Autor