7S: Capitais do Sudeste reúnem dezenas de milhares contra Bolsonaro

Em todo o Brasil, protestos contra acontecem simultaneamente ao Grito dos Excluídos e das Excluídas

Ato contra Bolsonaro em Belo Horizonte

Das quatro capitais da região Sudeste, três – Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES) – realizaram atos do #ForaBolsonaro, na manhã desta terça-feira (7/9), reunindo dezenas de milhares de pessoas. A exceção foi São Paulo, onde a manifestação será à tarde no Vale do Anhangabaú. Em todo o Brasil, os protestos contra o presidente Jair Bolsonaro neste 7 de Setembro (o 7S) acontecem simultaneamente ao Grito dos Excluídos e das Excluídas.

No Rio, a concentração foi na esquina das Rua Uruguaiana com a Avenida Presidente Vargas. Cerca de 25 mil manifestantes saíram em caminhada pela Avenida Rio Branco, em direção à Praça Mauá, e cobraram o fim do governo Bolsonaro. Além de partidos e dos movimentos sindical, social e estudantil, a passeata teve forte presença de povos indígenas, que lutam contra o “marco temporal”, em julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal).

O estado do Rio de Janeiro ainda registrou atos pela manhã em Campos dos Goytacazes, Macaé, Nova Friburgo, Petrópolis, Resende, Teresópolis e Volta Redonda. Na parte da tarde, haverá programação em Búzios, Rio das Ostras e Valença.

Já em Minas Gerais, o dia é marcado por mobilizações em 26 municípios, com destaque para o ato de Belo Horizonte, que reuniu milhares na Praça Afonso Arinos. De lá, os manifestantes saíram, passando por vias como a Avenida Álvares Cabral, a Rua dos Timbiras e a Avenida Afonso Pena, até chegar à Praça da Estação, na região central. Cerca de 15 mil pessoas participaram da atividade.

A manhã também foi de atividades contra Bolsonaro em Aracruz e Vitória, no Espírito Santo. Na capital, o ato começou na Praça Getúlio Vargas, às 8h30, foi para a Avenida Beira-Mar e terminou em frente à sede da Prefeitura de Vitória. Houve muitos cartazes e faixas em defesa do SUS (Sistema Único de Saúde), bem como pelo #ForaBolsonaro.

Autor