Cidade do México substituirá estátua de Colombo por mulher indígena

Nos Estados Unidos, um número crescente de estados, cidades e vilas passaram a reconhecer o Dia dos Povos Indígenas em vez do Dia de Colombo, um feriado federal – às vezes inspirando uma reação negativa .

Graffiti descreve o explorador Cristóvão Colombo como um “assassino” em uma barreira temporária criada para proteger uma estátua dele que as autoridades da Cidade do México removeram no ano passado.

A prefeita da Cidade do México, Claudia Sheinbaum, informou, no domingo (5), que uma estátua do explorador Cristóvão Colombo, removida no ano passado, será substituída por uma mulher indígena, em homenagem ao povo originário do país.

A estátua de Colombo ficava em uma rotatória no Paseo de la Reforma. Agora, será transferida para o Parque América, no bairro de Polanco, disse a prefeita Sheinbaum.

“Colocaremos uma estátua dedicada à mulher indígena”, disse ela em entrevista coletiva no domingo, Dia da Mulher Indígena. “Devemos isso a elas. Existimos por causa delas ”, acrescentou. “É a história do nosso país e da nossa pátria.”

Ela disse que a estátua seria erguida logo no dia 12 de outubro, Dia de la Raza, um dia para reconhecer os legados de Colombo e as culturas indígenas. A estátua de Colombo foi removida no ano passado, antes de 12 de outubro, para trabalhos de restauração. Em seguida, o grafite cobriu barreiras de metal que cercavam a área, dizendo em espanhol, “Assassino de Cristóvão Colombo!! Já o derrubamos!!”

Quando a estátua da Cidade do México foi removida no ano passado, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse que o Dia de Colombo foi “uma data muito polêmica e se presta a ideias conflitantes e conflitos políticos”.

Monumentos a Colombo, o navegador italiano que navegou para as Américas em nome da Espanha em 1492, atraíram objeções e protestos por pelo menos um século, com muitos o descrevendo como o pai fundador do colonialismo no hemisfério ocidental e do tráfico transatlântico de escravos.

Onda americana

Nos Estados Unidos, um número crescente de estados, cidades e vilas passaram a reconhecer o Dia dos Povos Indígenas em vez do Dia de Colombo, um feriado federal – às vezes inspirando uma reação negativa .

Os movimentos seguem os apelos de longa data de grupos indígenas americanos, que argumentam que as viagens de Colombo levaram ao genocídio das populações indígenas nas Américas, para reconhecer o Dia dos Povos Indígenas.

No ano passado, manifestantes em todo o mundo danificaram estátuas representando Colombo após as manifestações contra o assassinato policial de George Floyd em Minneapolis, concentrando-se em monumentos que eram vistos como símbolos da supremacia branca e da opressão.

Em St. Paul, Minnesota, um grupo de manifestantes amarrou cordas em volta do pescoço de uma escultura de bronze de 3 metros de altura de Colombo e a arrancou de seu pedestal. Em Boston, a cabeça de uma estátua de Colombo no North End foi removida e pedaços dela foram encontrados nas proximidades.

E em Richmond, Virgínia, uma estátua de Colombo foi derrubada e jogada em um lago em um parque da cidade durante uma manifestação em apoio aos povos indígenas.

Com informações do NYTimes

Autor