Lula venceria Bolsonaro por 56% a 31%, diz Datafolha

Petista também ganha nas simulações de disputa com os outros candidatos no segundo turno. Já Bolsonaro perde em todos os cenários pesquisados

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria o atual presidente, Jair Bolsonaro, se as eleições fossem hoje. É o que aponta pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (17) pela Folha de S.Paulo. Num eventual segundo turno entre eles, Lula tem 56% contra 31% de Bolsonaro.

Lula também ganha nas simulações de disputa com os outros candidatos no segundo turno. Já Bolsonaro perde em todos os cenários pesquisados. Mas os números da nova pesquisa estão relativamente estáveis em relação ao levantamento anterior. “O cenário geral sugere que o momento de subida de Lula nas pesquisas, registrado ao longo deste ano, pode ter sido estancado – assim como a desidratação de Bolsonaro, seguindo a mesma lógica”, aponta a Folha.

Na sondagem para o primeiro turno, Lula tem 44%, e Bolsonaro, 26%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece com 9%, seguido do governador João Doria (PSDB, 4%) e do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM, 3%). Segundo o Datafolha, há 11% de brancos/nulos/nenhum e 2% que não sabem em quem votaria. Na pesquisa espontânea de intenções de voto no primeiro turno, os números são estes: Lula, 27%; Bolsonaro, 20%; Ciro, 2; outros, 3%; em branco/nulo/nenhum, 10%; não sabem: 38%.

Em segundo turno, Lula também bateria Doria (55% a 22%) e Ciro (51% a 29%), enquanto Bolsonaro perderia para os dois adversários: por 33% a 55% de Ciro e por 34% a 46% de Doria. Em termos de rejeição, 59% não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro – número superior às taxas de Lula (38%) e Doria (37%), Ciro (30%).

Bolsonaro tem altos índices de rejeição entre estudantes (73%) e menos entre evangélicos (44%). Lula é mais rejeitado entre os preferem o PSDB (74%) e menos entre homossexuais/bissexuais (16%). Entre aqueles que votaram em Bolsonaro em 2018, 26% dizem rejeitar seu nome para a disputa presidencial de 2022, e 68% não votariam de jeito nenhum em Lula.

O Datafolha ouviu 3.667 pessoas entre os dias 13 e 15 de setembro em 190 cidades, de todas as regiões do País. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Da Redação, com agências