Coletivo Camaradas realizará Encontro de Pontos de Leituras do Crato

.

De 23 a 26 de setembro, o Coletivo Camaradas realizará o I Encontro de Pontos de Leituras do Crato, em formato virtual. O Encontro tem o objetivo de refletir sobre com a democratização e o fortalecimento da cultura leitora. O evento é destinado aos gestores públicos, bibliotecários, pedagogos, liderança comunitários, representantes de espaços de leitura como é o caso de bibliotecas escolares, geladeiras literárias, bibliotecas comunitárias e pontos de leituras. A programação será transmitida pelo canal do Youtube do Camaradas.       

O Encontro será constituído de formação com os representantes dos Pontos de Leituras. A intenção do Coletivo Camaradas é criar 30 novos pontos na cidade do Crato, a maior parte será no Território Criativo do Gesso, onde a organização tem uma experiência desde de 2013 em cultura leitora, os demais pontos serão espalhados em outras localidades, a partir de uma parceria com a Federação de Entidades Comunitárias do Cariri – FEC.

O evento constará ainda de debate com representações de espaços de leituras da sociedade civil e do poder público, jornada de contação histórias e roda de poesia.

Para Natália Pinheiro, coordenadora do Pontos de Leitura do Coletivo Camaradas, o encontro possibilitará a ampliação do diálogo acerca da importância da leitura, do acesso ao livro, a democratização da literatura e formação de uma comunidade leitora. Ela destaca a importância da  construção de uma rede articulada dos espaços de leitura no Município.

O Coletivo Camaradas vem ao longo dos anos investindo na rede pública de ensino, Municipal e Estadual, através de ações formativas destinadas a gestores escolares, professores e estudantes, são oficinas, debates e apresentações com pesquisadores, escritores e especialistas reconhecidos nacionalmente. A organização enfatiza que esses investimentos que envolvem tanto recursos financeiros quantos ações voluntárias e proporcionam ferramentas importantes para ampliar o fazer pedagógico nas escolas da rede pública do município do Crato. O Coletivo Camaradas desenvolve o Programa Território da   Palavra que desenvolve uma série de projetos no campo da democratização das leituras, das literaturas e do livro no Território Criativo do Gesso, que é composto dos bairros Centro, Pinto Madeira, São Miguel, Santa Luzia e Palmeiral.  

O Encontro dos Pontos de Leituras do Crato faz parte das ações do projeto Território Criativo do Gesso aprovado no edital de Prêmio de Fomento Cultura e Arte do Estado do Ceará, da Secult-CE, através da Lei Aldir Blanc.

Os Pontos de Leituras

Os Pontos de Leituras do Coletivo Camaradas são pequenos acervos de livros disponibilizados em caixas de zinco em espaços não formais como: associações de moradores, pontos de leituras, mercearias, lanchonetes, reforços escolares e salões de beleza. A Intenção é que cada ponto seja um fomentador local da leitura e da organização popular.

O Coletivo Camadas já desenvolve a experiência desde de 2013 e foi finalista no Prêmio Nacional Viva Leitura 2014.   

Programação

23 de setembro – 16 horas

Oficina Pontos de Leituras – Uma experiência do Território da Palavra

Mediação: Alexandre Lucas

24 de setembro – 16 horas

Democratização dos espaços de leitura – Diálogos entre sociedade civil e poder público

25 de setembro – 18 horas

Jornada de Contações de Histórias com: 

– Renê Rodrigues

– Dasdores Santos

– Bette Gomes

– José Erismar

– Thailyta Feitosa

– Sheyla Regina

– Magnólia Araújo

-:  Ana Rosa

– Eva Tavares

26 de setembro – 18 horas

Roda de Poesia no Gesso

Maviael Melo

Stephany Thayná

Francinaldo Dias  

Luciana Bessa