Bolsonaro mente na ONU e envergonha o país, dizem senadores na CPI

A pedido do relator Renan Calheiros (MDB-AL), foi exibido um trecho do discurso de Bolsonaro, defendendo o “tratamento precoce” com medicamentos sem eficácia comprovada e atacando a obrigatoriedade de vacinação

Wagner Rosário depõe na CPI (Foto: Roque de Sá / Agência Senado)

O discurso de à Assembleia-Geral das Nações Unidas serviu de pano de fundo às falas dos senadores nesta terça-feira (21) na CPI da Covid. A reunião começou com uma hora e meia de atraso, segundo o presidente da colegiado, Omar Aziz (PSD-AM), para aguardar a fala presidencial em Nova York (EUA).

A pedido do relator Renan Calheiros (MDB-AL), foi exibido um trecho do discurso de Bolsonaro, defendendo o “tratamento precoce” com medicamentos sem eficácia comprovada e atacando a obrigatoriedade de vacinação.

“O discurso lamentavelmente pífio do presidente na assembleia mostra ao mundo a ‘república do cercadinho’, uma vergonha para todos os brasileiros, a exumação da insignificância. Único líder do G20 não vacinado, Bolsonaro repetiu seu papel de figura rudimentar, anacrônica, transitória e propagadora de mentiras. O seu discurso foi uma mentira só do começo ao fim”, avaliou

Também foram criticados o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, por um gesto obsceno dirigido a manifestantes anti-Bolsonaro em Nova York, e Jair Renan Bolsonaro, filho do presidente, que postou vídeo nas redes sociais interpretado como ameaça à CPI.

O relator disse que o Brasil perdeu a credibilidade internacional, e a corrupção negada por Bolsonaro na ONU foi comprovada em várias oportunidades CPI. “E, quando se fala em propina, fala-se na propina de US$1 por dose da Covaxin, imunizante, ministro, superfaturado, nunca entregue, com pressões políticas inaceitáveis, pedidos de pagamento antecipado em paraísos fiscais, até com documento falso denunciado pela própria Bharat Biotech”, lembrou.

O vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), destacou mais mentiras do presidente. “Bolsonaro disse que pagou 800 dólares de Auxílio Emergencial. Com o dólar a 5,32, os beneficiários deveriam ter recebido cerca de R$ 4.256 CADA. O povo recebeu esse dinheiro? Bolsonaro é um mentiroso compulsivo!”, escreveu no Twitter.

“O Presidente da República na ONU, hoje, além de fazer uma fala fake dizendo de realizações que são de outros governos e que ele quer assumir para si – porque ele faz tudo ao contrário –, ele defendeu o tratamento precoce outra vez na Conferência das Nações Unidas, reforçando a tarefa que o Queiroga cumpre, e a gente viu que, com toda a proximidade com o Presidente, porque é preciso ter aquela característica para ser Ministro do Presidente Jair Bolsonaro”, afirmou o senador Rogério Carvalho (PT-SE).

Depoimento

Considerado arrogante, o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, depõe nesta terça-feira na CPI. Ele está sendo bastante criticado pelos senadores pela omissão diante das irregularidades na fracassada compra da vacina indiana Covaxin pelo Ministério da Saúde.

Diversos senadores, como Simone Tebet (MDB-MS) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE), criticaram o tom do depoente, qualificado de “petulante” por Rogério Carvalho (PT-SE). Wagner Rosário chegou a ser advertido por Tasso Jereissati (PSDB-CE), no exercício da presidência, para “baixar a bola”.

Na semana passada, o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), havia afirmado que Rosário pode ter cometido prevaricação ao não mandar investigar suspeitas sobre o então diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias, embora a CGU dispusesse de evidências colhidas em uma operação contra corrupção no Instituto Evandro Chagas, de pesquisa biomédica, em Belém.

Com informações da Agência Senado

Autor