Democratização da Leitura através do poema é tema de Roda de Poesia

.

O poeta pernambucano Maviael Melo, com uma trajetória de obras de publicadas, premiações e trabalhos no campo da literatura participará neste domingo, 26, às 18h, da Roda de Poesia no Gesso, pelo canal do Youtube do Coletivo Camaradas. Essa edição faz parte do Encontro dos Pontos de Leituras do Crato. A Roda contará ainda com a participação poética de Sthepany Thayná e Francinaldo Dias e a mediação será coordenada pela poeta Luciana Bessa.


Maviael, poeta engajado, tem um trabalho reconhecido nacionalmente. Além da poesia, tem uma trajetória na música. Entusiasta da literatura de cordel utiliza-a em sua metodologia de ensino em oficinas direcionadas a professores-educadores para exaltar e externar sua concepção política de mundo e a importância da poesia nos processos pedagógicos.
Sthepany Thayná e Francinaldo Dias possuem vínculo com as ações desenvolvidas pelo Coletivo Camaradas. Thayná com apenas 13 anos é uma leitora constante e tem uma escrita poética profundo. Foi nas Rodas de Poesia que ela descobriu que também poderia escrever.

Francinaldo é graduado e especialista em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (URCA), mestre em letras pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), colunista do blog Revista Cariri, cordelista e, nos dias que correm, atua como professor efetivo pela Secretaria de Educação Básica do Ceará. Toda essa bagagem de conhecimento lhe proporcionou a publicação de diversas crônicas para a revista da Cultura Online e também para o “Jornal do Leitor”, “O Povo Online” além de 6 cordéis, uma performance poética no âmbito do SESC-Crato, o livro ‘‘Delírios’’ composto por poemas em 2015 e a participação no repertório de poemas do projeto Poste Poesia do Coletivo Camaradas em 2017.

A Roda de Poesia do Gesso, em razão da pandemia por Covid-19, ocorre de forma virtual e objetiva fomentar o desenvolvimento de uma cultura leitora. A cada mês a Roda conta com a participação de poetas que residem no Território Criativo do Gesso (bairros São Miguel, Palmeiral, Santa Luzia, Pinto Madeira e Centro) assim como Thayná e com a participação de poetas de outros estados brasileiros, como Maviael Melo.

Essa ação faz parte das atividades do Projeto Território Criativo do Gesso, aprovado no edital de Prêmio Fomento à Cultura e Arte do Estado do Ceará, da Secult/CE, através da Lei Aldir Blanc e tem parceria com a Pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri – UFCA.