Deputado defende derrubada de veto ao Sistema de Federação Partidária

O projeto nasceu na Comissão da Reforma Política do Senado, em 2015. Foi aprovado agora em agosto na Câmara, mas vetado por Bolsonaro

O deputado Rubens Jr (Foto: Agência Câmara)

O Congresso Nacional aprecia nesta segunda-feira (27) diversos vetos feitos pelo presidente Bolsonaro em relação a Reforma Eleitoral. Um veto em especial será analisado pelos parlamentares: o que cria as Federações Partidárias. Para o deputado federal Rubens Jr. (PCdoB-MA), o sistema de federação é o ideal para vigorar nas próximas eleições.

“A Federação é muito melhor que o modelo de coligações, já rejeitado pelo Senado. A Federação é nacional, dura uma legislatura, aproxima partidos que pensam parecidos e ajuda reduzir número de partidos; coligação é estadual, só existe durante a campanha e facilita alianças fisiológicas.”, defendeu Rubens.

O Projeto de Federação Partidária nasceu na Comissão da Reforma Política do Senado, em 2015. Foi aprovado agora em agosto na Câmara, mas vetado pelo presidente. A pauta inclui, ainda, apreciação de outros 35 vetos do presidente da República.

Fonte: Assessoria de Comunicação do deputado Rubens Jr