Deputados do PCdoB figuram entre principais lideranças do Congresso

Renildo Calheiros e Orlando Silva representam o PCdoB na lista da consultoria Arko Advice.

Levantamento da consultoria Arko Advice aponta o líder do PCdoB na Câmara, deputado Renildo Calheiros (PE), e o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) entre as principais lideranças do Congresso Nacional. Conheça a lista aqui.

Trata-se de mais uma lista sobre a chamada elite parlamentar, levantamento feito pela consultoria desde 1998 e que define quem são os parlamentares mais influentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e que atuam decisivamente sobre o andamento dos trabalhos e da agenda legislativa. A relação é formada por 124 parlamentares, sendo 89 deputados federais e 35 senadores. Desses, 79 parlamentares são classificados como lideranças formais e 45 como informais.

Segundo a Arko Advice, a metodologia diferencia as lideranças formais das informais. Sendo as lideranças formais aquelas previstas na estrutura do Parlamento, que influenciam a decisão sobre a agenda legislativa – sejam lideranças partidárias com peso político, como é o caso do líder Renildo, ou parlamentares que presidem e relatam projetos nas comissões em que tramitam as principais matérias no Congresso.

Já o deputado Orlando Silva, aparece na relação dos informais, destacado como articulador. De acordo com a consultoria, as lideranças informais, são aquelas que possuem qualificações pessoais ou decorrentes da representação de interesses de outros líderes, grupos políticos ou demais expressões de poder da sociedade. Os articuladores são os parlamentares que representam interesses e/ou negociam com várias correntes de interesses políticos e partidários, caracterizando-se como importantes “interfaces” do processo legislativo. Atuam na formação do consenso, nos momentos de impasse. Podem ser nomes de confiança das lideranças políticas para determinadas missões.
 
Fonte: PCdoB na Câmara