Líder do PT no Senado destaca a criação de federações partidárias

Pela a nova lei, as federações terão a duração de quatro anos, o mesmo período do mandato para o qual os parlamentares serão eleitos

Bancada do PCdoB comemora no Senado derrubada de veto de Bolsonaro contra federações (Foto: Waldemir Barreto / Agência Senado)

O líder do PT no Senado, Paulo Rocha, destacou o voto da bancada do seu partido em prol da criação de federações partidárias na noite desta segunda-feira (27). Com a derrubada do veto de Bolsonaro, o senador diz que o instituto prevê a unificação de ações de dois ou mais partidos em torno de programas semelhantes.

Pela a nova lei, as federações terão a duração de quatro anos, o mesmo período do mandato para o qual os parlamentares serão eleitos. Nesse sistema, os federados atuarão como se fossem de um mesmo partido durante todo esse período.

“A proposta de permitir federações partidárias não vem de agora, mas é discutida há muitos anos no Congresso com essa ideia de fortalecer a democracia e a representação política. Uma federação vai consolidar pensamentos políticos, vai formar uma frente política represente programas que aqueles partidos não conseguem atingir o coeficiente eleitoral se juntem em torno de um programa de defesa da sociedade”, esclareceu o líder do PT.

Ele lembrou ainda que esta experiência com federações partidárias já foi adotada com sucesso em diversos países democráticos, como a Alemanha, por exemplo.

“É uma oportunidade para que partidos históricos, como o PCdoB e a Rede, com um programa de governo ou uma visão da sociedade semelhante, se juntem para eleger seus representantes”, afirmou Paulo Rocha.

Com informações do PT no Senado

Autor