Bolsonarista Luciano Hang tumultua e tenta usar CPI para fazer propaganda

O vice-presidente do colegiado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), levantou questão de ordem para que o empresário cumpra o Código de Processo Penal e se limite a responder ao que é perguntado pelo relator

Luciano Hang depõe na CPI (Foto: Leopoldo Silva / Agência Senado)

O bolsonarista Luciano Hang, dono das lojas Havan, chegou a CPI da Covid nesta quarta-feira (29) com propósito de tumultuar o ambiente e fazer propaganda política e de suas lojas. Tanto que o depoente levou ao colegiado placas com a frase: “Eles não me deixam falar”. O vice-presidente do colegiado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), levantou questão de ordem para que o empresário cumpra o Código de Processo Penal e se limite a responder ao que é perguntado pelo relator.

O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), pediu a retirada da sala de um dos advogados de Luciano Hang, após queixas do senador Rogério Carvalho (PT-SE).  Rogério alegou ter sido desrespeitado. Omar Aziz também pediu o recolhimento de cartazes que estavam com o empresário e logo depois suspendeu a reunião.

No retorno, o advogado do depoente pediu desculpas e os trabalhos foram retomados. Rogério Carvalho solicitou ao defensor que se dirija ao paciente dele quando for demandado.

Financiamento

Questionado por Renan Calheiros (MDB-AL), Luciano Hang negou ter recebido financiamento de instituições públicas, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O empresário admitiu, no entanto, ter recorrido à Agência Especial de Financiamento Industrial (Finame), uma subsidiária do BNDES, para comprar máquinas no valor de R$ 50 milhões.

O empresário informou ao relator que mantém três empresas em paraíso fiscal, assim como “duas ou três contas” no exterior, garantindo que todas estão devidamente declaradas e regularizadas perante a Receita Federal.

Segundo ele, a Havan tem 35 anos e, desde 1993, com a abertura da economia no governo Collor, passou a importar produtos. Nessa condição, disse, é uma questão de segurança manter contas no exterior para se proteger das oscilações do dólar. 

O relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), informou que dividirá o interrogatório em três partes, começando por perguntas a serem respondidas com “sim” ou “não”. Em seguida, o relator vai fazer uma acareação de Luciano Hang com o que ele mesmo falou em outras oportunidades, por meio de vídeos e áudios. Na terceira parte, exibirá outros documentos.

Com informações da Agência Senado

Autor