Chanceler chinês enfatiza perigos da cooperação de submarino nuclear

De acordo com Wang Yi, entre os riscos ocultos está o ressurgimento da Guerra Fria.

O conselheiro de Estado chinês e ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, destacou três perigos ocultos representados pela cooperação proposta pelos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Austrália na tecnologia de submarinos nucleares.

Wang fez os comentários nesta terça-feira (28/09) via videoconferência enquanto presidia a 11ª rodada de diálogo estratégico de alto nível entre a China e a União Europeia (UE), juntamente com Josep Borrell, o Alto Representante da UE para Relações Exteriores e Política de Segurança.

Chanceler Chinês Wang Yi. Foto: Agência chinesa Xinhua

Wang disse que Estados Unidos, Grã-Bretanha e Austrália formaram uma parceria tripartida de segurança e tentaram realizar cooperação de submarinos nucleares, acrescentando que a comunidade internacional está muito preocupada com este desenvolvimento, especialmente os países da Ásia-Pacífico.

Ele disse que a China acredita que a mudança traz três grandes perigos ocultos para a paz e a estabilidade regional e para a ordem internacional.

Em primeiro lugar, levará ao perigo oculto do ressurgimento da Guerra Fria. Os três países traçaram linhas ideológicas e construíram um novo bloco militar, o que agravará as tensões geográficas.

Em segundo lugar, causará o perigo oculto de uma corrida armamentista, levando alguns países regionais a intensificar seu desenvolvimento militar e aumentar os riscos de conflito.

Terceiro, levará ao perigo oculto de proliferação nuclear, afetará o sistema de não proliferação, danificará o Tratado de Zona Livre Nuclear do Pacífico Sul e minará os esforços dos países da ASEAN para estabelecer uma zona livre de armas nucleares na região.

“Instamos os três países a seguirem a tendência dos tempos e a desempenharem um papel construtivo na paz e estabilidade regional”, disse ele.

Fonte: Agência Xinhua Português