Sindicato de Santos (SP) denuncia ataque de Bolsonaro a jornalistas

Cobertura da chegada de Bolsonaro ao Guarujá para feriado é tumultuada por agressões a jornalistas.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) repudiou o que considerou um ataque à liberdade de expressão, com a ocorrência das agressões sofridas pelos jornalistas que estavam na cobertura da chegada do presidente Jair Bolsonaro ao Guarujá, na noite desta sexta-feira (8).

“No dia em que o trabalho primordial da imprensa foi reconhecido e premiado com o Prêmio Nobel da Paz, um homem identificado como Armando Izzo agrediu o repórter cinematográfico Helio Oliveira com um tapa em seu equipamento e agrediu, com xingamentos, os jornalistas que estavam no cumprimento de seu dever profissional”, relatou o sindicato em nota.

Indignado, o repórter cinematográfico Helio Oliveira lamentou a agressão: “Um dia de trabalho, cobrindo a chegada do presidente e no fim do expediente ser agredido dessa forma.”

A repórter Thais Rozo, que trabalha com o cinegrafista na TV Tribuna, também condenou a agressão: “A gente está trabalhando, fazendo o nosso melhor para informar a população e tem que ouvir coisas desse tipo. É um absurdo”.

Tal postura tem como exemplo as costumeiras agressões do presidente da República aos jornalistas, demonstrando um total desrespeito à liberdade de imprensa e aos profissionais, que têm como missão informar e zelar pela transparência no poder público.

O caso foi levado ao diretor da Polícia Civil da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, Manoel Gatto, que declarou que irá lavrar o Boletim de Ocorrência na segunda-feira (11).

O Sindicato de Jornalistas do Estado de São Paulo (SJSP) considera o ataque aos jornalistas um atentado à democracia e ao direito fundamental do cidadão à informação, acompanhará o desenrolar do caso e cobrará das autoridades uma atitude enérgica contra esse tipo de agressão.

Autor