PCdoB inicia a plenária final do 15º Congresso nesta sexta-feira(15)
O evento conclui um processo de mobilização e debates que durou três meses.
Publicado 15/10/2021 11:50
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) inicia nesta sexta-feira (15) a plenária final do seu 15º Congresso, que seguirá ao longo do final de semana e ocorrerá pela primeira vez através de de videoconferência e com alguns eventos transmitidos ao vivo pelo Facebook e Youtube do partido.
O congresso acontece em meio à maior crise sanitária mundial em um século, tragédia que atingiu em cheio o Brasil com o espantoso de 600 mil vidas perdidas, contabilizadas na sexta-feira (8).
É neste contexto que a plenária final do Congresso contará com cerca de 700 participantes, entre delegados e delegadas, convidados e convidadas. Foram quatro meses de intenso debate em todas as regiões do país tendo por base documentos apresentados pela direção nacional do PCdoB. São eles o Projeto de Resolução e a Plataforma emergencial de reconstrução nacional.
Segundo a presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, “este é um congresso ordinário realizado em circunstâncias extraordinárias, nos marcos de uma pandemia — por isso será o primeiro congresso virtual — e no qual, pela primeira vez, o Brasil se encontra sendo dirigido por forças de extrema-direita, com impactos concretos na vida do país e em especial dos comunistas”.
O Congresso do PCdoB é o momento máximo de deliberação partidária, acontece ordinariamente a cada quatro anos e envolve o conjunto da militância. As delegações eleitas nas conferências estaduais para participar da plenária final do Congresso, terão como ordem do dia, além da aprovação do projeto de resolução, a eleição do novo Comitê Central que dirigirá o partido no próximo quadriênio.
Programação
A presidenta Luciana Santos abrirá a plenária congressual nesta sexta-feira (15), às 15 horas. Em seguida serão eleitas a Mesa Diretora, a Comissão Eleitoral e a Comissão de Resoluções e aprovado o regimento interno. Às 16 horas, a presidenta apresentará o informe que balizará o debate político e as intervenções dos delegados e delegadas ao longo de todo o evento. Toda essa etapa terá transmissão ao vivo.
O 15º Congresso receberá a denominação de “Congresso Haroldo Lima” em homenagem ao histórico dirigente do PCdoB, falecido por consequências da Covid-19, em 24 de março deste ano. Para tanto, será exibido um vídeo de com a trajetória de Haroldo Lima para homenagear sua memória e a todos e todas os brasileiros que perderam a vida na pandemia.
O evento terá ainda quatro intervenções especiais, o deputado federal Renildo Calheiros, líder do PCdoB na Câmara dos Deputados fará pronunciamento sobre o trabalho da bancada comunista; o presidente da Fundação Maurício Grabois, Renato Rabelo também fará pronunciamento; o vice-presidente do PCdoB, Sérgio Rubens apresentará o balanço do processo de integração do PPL ao PCdoB; e o professor Nilson Araújo, abordará o tema da Plataforma Emergencial de Reconstrução Nacional. Esses pronunciamentos serão também transmitidos pelas redes sociais.
Ao longo da programação serão veiculadas mensagens das delegações do PCdoB e de delegações internacionais, além de atrações culturais.
Ato político
No sábado (16), das 10h30 às 12h30, ocorrerá o ato político que contará com a participação de amplas forças políticas em defesa da democracia. Além de personalidades políticas, participarão ainda lideranças sociais, institucionais, intelectuais, representações sindicais e do movimento social, estudantil, negro, de juventude e LGBTQIA+. Este ato será transmitido pelo Facebook e Youtube do PCdoB e páginas parceiras.
Revigorar o PCdoB
Mobilização
“O processo do 15º Congresso contou com a militância mobilizada de norte a sul do país. Foram cerca de 33 mil militantes que participaram dos debates nos organismos de base, nos municípios e nos estados. Mesmo em tempos de isolamento social e diante de uma conjuntura de ascensão da extrema direita, o partido se mobilizou intensamente, preservando todos os cuidados sanitários”, destacou o secretário nacional de Organização do PCdoB, Fábio Tokarski.
Em pouco mais de três meses, no período de 24 de junho a 3 de outubro ocorreram conferências estaduais, municipais, assembleias de base, reuniões das organizações de base, plenárias temáticas, reunindo centenas de comunistas em todos os estados da federação. A grande maioria destes encontros aconteceu de forma virtual.
Ao longo do processo de congresso, desde as bases partidárias até os comitês estaduais renovaram suas direções e uma parcela expressiva garantiu avanço na paridade de gênero na composição de suas direção e na delegação que participou da etapa seguinte.
Confira como foram as conferências estaduais e municipais aqui.
Debates
A opinião da militância sobre os documentos do 15º Congresso do PCdoB também ocorreu de forma pública através da Tribuna de Debates. A partir da curadoria de uma comissão editorial, os textos foram publicados no Portal PCdoB.
Fonte: Portal PCdoB