Bolsonaro é acusado de ‘crime contra a humanidade’ por gestão da covid

Especialistas de diversas áreas consultados pelo The Conversation analisam o que consideram uma das piores gestões da pandemia no mundo

Políticas imprudentes são responsáveis ​​pelo alto número de mortes no Brasil.

Um painel do Congresso brasileiro recomendou que o presidente Jair Bolsonaro seja acusado de “crimes contra a humanidade” por sua alegada falha na resposta do país à pandemia de covid-19.

relatório de quase 1.200 páginas , apresentado formalmente em 20 de outubro de 2021, considera Bolsonaro culpado por agravar uma crise que até agora matou cerca de 600.000 brasileiros, descrevendo como suas políticas fracassadas permitiram que o vírus se propagasse entre a população. O presidente nega qualquer irregularidade.

Um rascunho anterior pedia que Bolsonaro fosse indiciado por homicídio e genocídio também, devido à forma como a devastação do coronavírus atingiu de forma desproporcional os grupos indígenas brasileiros. Mas essas acusações foram retiradas do relatório final.

Desde o início da pandemia, os autores de The Conversation têm narrado a crise no Brasil – e o papel de Bolsonaro em permitir que ela acontecesse.

1. Em má companhia

Bolsonaro certamente não está sozinho entre os líderes mundiais quando se trata de lidar mal com uma crise de saúde que já dura mais de 18 meses. Mas ele é um dos piores, de acordo com um painel de acadêmicos que reuniu uma galeria de presidentes e primeiros-ministros acusados ​​de desapontar sua população.

Como explicaram Elize Massard da Fonseca , da Fundação Getulio Vargas, e Scott L. Greer , da Universidade de Michigan, o presidente brasileiro não apenas deixou de responder, como também agravou ativamente a crise.

“Bolsonaro usou seus poderes constitucionais para interferir nas questões administrativas do Ministério da Saúde, como protocolos clínicos, divulgação de dados e aquisição de vacinas. Ele vetou a legislação que obrigaria o uso de máscaras em locais religiosos e compensaria os profissionais de saúde permanentemente prejudicados pela pandemia, por exemplo. E ele obstruiu os esforços do governo estadual para promover o distanciamento social e usou seu poder de decreto para permitir que muitas empresas permanecessem abertas como ‘essenciais’, incluindo spas e academias ”, escrevem Massard da Fonseca e Greer. Mas não termina aí: “O Bolsonaro também promoveu agressivamente medicamentos não comprovados , principalmente a hidroxicloroquina, para tratar pacientes com COVID-19.”

2. Teste positivo

Bolsonaro reforçou seu desprezo por máscaras e distanciamento social com ações pessoais. Enquanto o vírus se espalhava durante os primeiros meses da pandemia, ele podia ser visto se espremendo com apoiadores em aglomerações fazendo campanha sem cobrir o rosto. Ele devidamente obteve o covid-19 em julho de 2020. Como escreveu Anthony Pereira , do King’s College London : “A coisa mais surpreendente sobre o teste positivo de Jair Bolsonaro para coronavírus … foi quanto tempo levou para acontecer.”

Pode ter sido um momento crucial; Bolsonaro poderia ter usado sua experiência pessoal para enfatizar os riscos de contrair o vírus e dobrar os esforços para conter a propagação. Ele não fez isso. Em vez disso, ele tomou hidroxicloroquina – um medicamento antimalárico que não apresentou efeitos benéficos no combate à covid-19 e que, segundo os especialistas em saúde, pode causar danos.

Pior, ele “tentou empurrar a droga para os serviços de saúde do estado, apesar das preocupações sobre seu uso”.

3. Acusado de genocídio

Claro, Bolsonaro teve o benefício de ter acesso aos melhores serviços de saúde disponíveis no Brasil. Muitos, muitos outros não tiveram tanta sorte.

Como Nadia Rubaii, codiretora do Instituto para Genocídio e Prevenção de Atrocidade em Massa e professor da Binghamton University, e Julio José Araujo Junior da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, observam : “A maioria dos cerca de 896.000 indígenas do Brasil vive na região amazônica , onde o hospital mais próximo pode estar a alguns dias de distância de barco e oferecer cuidados limitados. ”

Os indígenas brasileiros também sofrem de taxas mais altas de desnutrição, anemia e obesidade – todas as quais os colocam em maior risco de morte por covid-19.

E em palavras prescientes, dada a discussão das acusações contra Bolsonaro, Rubaii e Araujo Junior expuseram o argumento de que as políticas do líder de direita – que levaram ao desmatamento e à restrição dos direitos à terra nativa – já haviam equivalido a “incitar o genocídio” contra os indígenas brasileiros.

“Embora o genocídio frequentemente envolva mortes explícitas, também pode incluir causar danos graves a uma população e destruir seu modo de vida”, escrevem os estudiosos. Já havia sinais de alerta de que esse processo estava em andamento. A covid-19 “pode ​​ser a gota d’água.”

4. Pobres, negros e vulneráveis

O fato de a pandemia da covid-19 atingir grupos minoritários não deve ser uma grande surpresa – é uma dinâmica que se repete em todo o mundo, inclusive nos Estados Unidos .

Kia Lilly Caldwell da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill e Edna Maria de Araújo da Universidade Estadual de Feira de Santana no Brasil explicam como, assim como nos Estados Unidos, isso é resultado de um racismo estrutural que remonta aos tempos da escravidão. Isso resultou em disparidades econômicas e de saúde no Brasil que aumentaram o risco de a população negra do país contrair covid-19 e piorar com o vírus.

Caldwell e de Araújo observaram que, embora o surto de coronavírus no Brasil tenha se originado em bairros ricos, ele rapidamente se espalhou para locais urbanos mais pobres e densamente povoados.

5. Espalhe de rico para pobre

Uma peculiaridade do surto inicial de coronavírus no Brasil foi que muitas vítimas eram empregadas domésticas infectadas por seu empregador.

Mauricio Sellmann Oliveira, pesquisador visitante do Dartmouth College, explica como isso contribuiu para a disseminação do vírus entre a população negra mais pobre do Brasil.

Ele explica que após a abolição da escravidão em 1888, as mulheres negras foram em grande parte forçadas a aceitar empregos braçais, muitas como trabalhadoras domésticas. Hoje, as mulheres negras ainda representam quase dois terços das “domésticas” do Brasil. A maioria tem acesso limitado a cuidados de saúde de qualidade e tem que se deslocar longas distâncias dos bairros mais ricos que atendem aos mais pobres em que vivem, e por meio dos quais a covid-19 se espalhou rapidamente.

Enquanto a covid-19 se espalhou entre a população com efeito devastador – especialmente para os pobres, negros e indígenas do Brasil – Bolsonaro, alega-se, ignorou as evidências crescentes sobre máscaras, vacinas e outras medidas que teriam retardado as infecções. De fato, de acordo com o relatório divulgado em 20 de outubro de 2021, suas políticas podem ser essencialmente culpadas por mais da metade do número total de mortes do covid-19 no Brasil – cerca de 300.000 pessoas.

Autor:

Matt Williams é editor de Breaking News

Entrevistados:

  1. Anthony Pereira é professor do King’s Brazil Institute e Departamento de Desenvolvimento Internacional, King’s College London
  2. Edna Maria de Araújo é professora de Saúde Pública e Epidemiologia, Universidade Estadual de Feira de Santana (Brasil)
  3. Elize Massard da Fonseca é professora-assistente, Escola Brasileira de Administração Pública, Fundação Getulio Vargas
  4. Julio José Araujo Junior é doutoranda em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  5. Kia Lilly Caldwell é professor de Estudos Africanos, Afro-americanos e da Diáspora, University of North Carolina em Chapel Hill
  6. Mauricio Sellmann Oliveira é bolsista visitante, Dartmouth College
  7. Nadia Rubaii é do-diretora do Instituto de Prevenção de Genocídio e Atrocidade em Massa e Professor de Administração Pública, Binghamton University, State University of New York
  8. Scott L. Greer é professor de Gestão e Política de Saúde Global e Ciência Política, Universidade de Michigan