Bolsonaro será investigado por denúncias da CPI da Covid, determina PGR

O procurador-geral da República também determinou o compartilhamento das informações com todos os procuradores do Ministério Público Federal (MPF) responsáveis ​​por investigar casos relacionados à pandemia de Covid-19

Augusto Aras reunido com os senadores da CPI (Foto: Divulgação)

Por meio de uma notícia de fato, o procurador-geral da República, Augusto Aras, determinou na noite desta quinta-feira (28) a abertura de uma investigação preliminar contra Bolsonaro. O objetivo é apurar as denúncias apresentadas pela CPI da Covid no relatório final que ainda engloba mais 12 políticos com foro privilegiado em função do cargo.

Além de Bolsonaro, são alvos de apuração os ministros Braga Neto (Defesa), Marcelo Queiroga (Saúde), Onyx Lorenzoni (Trabalho) e Wagner Rosário (GCU). Esta lista segue com os parlamentares Bia Kicis (PSL-DF), Carla Zambelli (PSL-SP), Carlos Jordy (PSL-RJ), Osmar Terra (MDB-RS) e Ricardo Barros (PP-PR), que é o atual líder do governo na Câmara. Também constam os filhos do presidente Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), deputado federal, e Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), senador, e o governador do Amazonas Wilson Lima (PSC).

O procurador-geral da República também determinou o compartilhamento das informações com todos os procuradores do Ministério Público Federal (MPF) responsáveis ​​por investigar casos relacionados à pandemia de Covid-19.

No despacho, Aras solicitou a verificação da existência de todos os procedimentos correlatos às denúncias da CPI que previa sob investigação da Procuradoria-Geral, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Após a análise completa do documento da CPI, a expectativa é se o procurador-geral vai pedir formalmente investigação ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Autor