Movimento brasileiro vence prêmio da Revista Nature para Mulheres Inspiradoras

Parent in Science (Pais na Ciência) recebeu premiação por gerar dados primários sobre as barreiras enfrentadas por pais acadêmicos e o impacto da maternidade nas carreiras das cientistas.

SOS CIENCIA - .

O movimento brasileiro Parent in Science (Pais na Ciência), com foco em aumentar a conscientização sobre as barreiras enfrentadas pelos pais acadêmicos, recebeu o Prêmio Mulheres Inspiradoras na Ciência de 2021, concedido pela revista Nature em parceria com o grupo Estée Lauder, da área de cosméticos. É a primeira vez que o Brasil vence a premiação internacional.

A iniciativa busca inspirar meninas e mulheres em todo o mundo a desafiar as barreiras acadêmicas, ter sucesso em carreiras científicas e se envolverem com os chamados assuntos STEM – acrónimo em língua inglesa para “science, technology, engineering and mathematics”, que representa um sistema de aprendizado científico agrupando disciplinas educacionais em ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

O movimento venceu a categoria Divulgação da Ciência, para iniciativas que apoiam meninas ou mulheres jovens a se envolver ou estudar assuntos STEM, ou aumentar a retenção de mulheres em carreiras nestas áreas. Os Pais na Ciência receberam o prêmio por gerar dados primários sobre as barreiras enfrentadas por pais acadêmicos e o impacto da maternidade nas carreiras das cientistas. O movimento vem promovendo ações afirmativas e políticas públicas inclusivas para garantir o acesso, a permanência e a progressão das mulheres no STEM.

“Infelizmente, as mulheres muitas vezes não são apreciadas por suas contribuições para a ciência, por isso estamos muito satisfeitos por ter a oportunidade de celebrar os pioneiros que não apenas estão fazendo uma diferença tangível em STEM em todo o mundo, mas também estão fazendo muito para demonstrar a importância de ter vozes diversas na ciência”, afirmou a diretora editorial da Nature, Mina Razzak.

Segundo ela, o Movimento Pais na Ciência ofereceu uma perspectiva única sobre como lidar com o fluxo de mulheres em STEM e as barreiras que as mulheres enfrentam na ciência. “Sua abordagem metodológica e envolvimento com as comunidades locais e os poderes políticos trouxeram mudanças significativas em seu país de origem, o Brasil, e eles estão buscando expandir esse trabalho nos países vizinhos”, ressaltou.

Na categoria Realização Científica, prêmio concedido em reconhecimento a mulheres pesquisadoras em início de carreira e por excepcional contribuição demonstrável à descoberta científica, venceu a empreendedora e pesquisadora biomédica Kiana Aran, que se concentra no projeto de novas plataformas de biossensorização e no uso de nanomateriais 2D para doenças iniciais diagnóstico.

“A lista de finalistas deste ano para o Nature Research Awards para Inspiring Women in Science foi a mais impressionante até agora. Esses pesquisadores e defensores estão realmente expandindo os limites do que a ciência é feita e de quem está fazendo essa ciência. Estou muito orgulhoso dos vencedores deste ano. O trabalho de Kiana Aran na detecção precoce de doenças promete melhorar significativamente a vida de muitas pessoas, e o Movimento dos Pais na Ciência, com sua defesa da mudança de políticas, está fazendo avanços incríveis no apoio às mulheres em STEM ao longo de suas carreiras. Em nome das Empresas Estée Lauder, quero parabenizar cada um de nossos vencedores por sua incrível realização”, afirmou a vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento Global do grupo Estée Lauder, Lisa Napolione.

Cada um dos vencedores receberá um prêmio em dinheiro de US$ 40.000 para gastar em iniciativas relacionadas ao seu trabalho, orientação por meio da The Estée Lauder Companies e outras oportunidades de publicidade. Os vencedores foram selecionados por um painel de jurados composto por editores do Nature Portfolio, cientistas acadêmicos, especialistas externos que trabalham em organizações que apoiam o acesso à ciência para mulheres e pelo grupo Estée Lauder.

Fonte: Portal do The Future of Education News Channel (Canal de Notícias O Futuro da Educação)