Ciro suspende pré-candidatura até PDT reavaliar voto sobre PEC do Calote

Os votos da sigla foram considerados fundamentais para que o governo Bolsonaro conseguisse aprovar um calote nos estados, municípios e professores que têm dívidas a receber

(Foto: Aurelio Alves)

Ciro Gomes deixou sua pré-candidatura a presidente pelo PDT suspensa após 15 dos 24 deputados federais do partido votarem a favor da PEC dos Precatórios na madruga desta quinta-feira (4). Os votos da sigla foram considerados fundamentais para que o governo Bolsonaro conseguisse aprovar um calote nos estados, municípios e professores que têm dívidas a receber. Em votação no primeiro turno, a matéria foi aprovada por 312 votos favoráveis, quatro a mais do que o necessário.

“A mim só me resta um caminho: deixar a minha pré-candidatura em suspenso até que a bancada do meu partido reavalie sua posição. Temos um instrumento definitivo nas mãos, que é a votação em segundo turno, para reverter a decisão e voltarmos ao rumo certo”, escreveu no Twitter o ex-ministro.

De acordo com ele, foi um momento de surpresa “fortemente negativa” e que lhe coloca graves desafios. “É o que sinto, neste momento, ao deparar-me com a decisão de parte substantiva da bancada do PDT de apoiar a famigerada PEC dos Precatórios”, disse. Somente seis deputados do partido votaram contra.

“Justiça social e defesa dos mais pobres não podem ser confundidas com corrupção, clientelismo grosseiro, erros administrativos graves, desvios de verbas, calotes, quebra de contratos e com abalos ao arcabouço constitucional”, argumentou Ciro. “Não podemos compactuar com a farsa e os erros bolsonaristas”, completou.

Posição elogiada

O vice-líder do PCdoB na Câmara, Orlando Silva (SP), elogiou a posição do pré-candidato a presidente. “Importante posição de Ciro Gomes contra a PEC do Calote, artifício rasteiro e chantagista de Bolsonaro para abocanhar no 90 bilhões do povo para fazer campanha eleitoral. O nefasto projeto, que passou por estreitíssima margem, ainda pode ser derrotado. Reforçamos a luta!”, afirmou o deputado.

Para ele, a firme e corajosa negativa de Ciro à PEC do Calote contribui imensamente para derrotar o projeto. “Além disso, pode inspirar outros presidenciáveis a se engajarem pela reversão de votos. Se acontecer, viraremos o jogo, mais uma vez apostando na frente ampla antibolsonaro”, previu.

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), também elogiou o pré-candidato. “Importante posição de Ciro Gomes para reverter um enorme erro político e jurídico. A PEC do Calote está errada no conteúdo e no procedimento. A Constituição Federal não pode ser modificada de qualquer jeito, na marra, sem observar os ritos e limites fixados no seu artigo 60”, afirmou.

Autor