Pesquisa aponta rejeição de 57% a Bolsonaro e de 61% ao governo

Leve melhora na imagem do presidente não se manteve. No meio de outubro, a taxa “ruim/péssimo” estava 24 pontos percentuais acima da “bom/ótimo”. Agora ela foi a 33.

A maioria dos brasileiros rejeita Jair Bolsonaro, indica a nova rodada da pesquisa PoderData, divulgada nesta quinta-feira (11). Conforme o levantamento, o trabalho do presidente é avaliado como “ruim” ou “péssimo” por 57% das pessoas e como “bom” ou “ótimo” por 24%, enquanto 16% o avaliam como “regular”.

As taxas registram pouca variação desde julho. De 15 dias para cá, variaram dentro da margem de erro da pesquisa – mas em sentido desfavorável ao presidente.

O resultado também mostra que a leve melhora na imagem do presidente registrada no meio de outubro não se manteve. Na época, a taxa “ruim/péssimo” estava 24 pontos percentuais acima da “bom/ótimo”. Agora ela foi a 33 pontos, maior nível até agora –registrado uma vez antes, no final de setembro.

Além do trabalho pessoal do presidente, o PoderData pergunta aos entrevistados se eles aprovam ou desaprovam o governo Bolsonaro. Hoje, 61% reprovam e 31% aprovam a administração federal. As taxas oscilaram na margem de erro, também em sentido desfavorável ao governo. A diferença entre reprovação e aprovação foi a 30 pontos. Seu ápice foi de 36 pontos, de 30 de agosto a 1º de setembro.

O resultado indica que o governo segue entalado em uma “regra dos terços”: 1/3 do eleitorado de mostra favorável e 2/3 se afirmam contra. A proporção se manteve perto disso nos últimos 4 meses.

Bolsonaro e o governo têm resultados piores nas regiões Sudeste e Nordeste. Pontuam melhor entre os homens, pessoas que de 45 a 59 anos e entre os que fizeram ensino médio, mas não chegaram a cursar o superior. Leia mais sobre as estratificações demográficas aqui.

A pesquisa PoderData ouviu 2.500 eleitores, em 412 municípios, de todos os estados, de 8 a 10 de novembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Com informações do Poder360