No Senado, PDT continua luta para derrotar Bolsonaro na PEC do Calote

O presidente do partido, Carlos Lupi, indicou um cenário difícil para o governo avançar com a PEC dos Precatórios, que promove um calote bilionário nos estados, municípios e professores

Lupi durante coletiva na sede do PDT (Foto: Divulgação/PDT)

Ao prever o cerco político e jurídico contra a Proposta de Emenda à Constituição 23/2021 (PEC dos Precatórios) no Senado, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, elogiou o alinhamento da bancada de deputados federais do partido, que concedeu 19 votos contrários no segundo turno da votação na Câmara. “Conseguimos manter a coesão partidária, mas a luta não acabou”, afirmou, em entrevista à TV Democracia.

Pela correlação de forças no Senado e a “independência” do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, Lupi indicou um cenário difícil para o governo federal avançar com o dispositivo. Na oposição, a sigla trabalhista conta com três parlamentares na chamada “câmara alta”: Cid Gomes, Weverton Rocha e Acir Gurgacz.

“Bolsonaro teve várias derrotas muito fortes no Senado. Não é simples ele passar essa PEC, principalmente porque ela é completamente inconstitucional”, explicou, indicando que também seguirá atuando no Supremo Tribunal Federal (STF) para barrar a tramitação.

Diante do impacto acumulado pelas crises política, econômica e social nos últimos anos, Lupi lembrou ainda que Bolsonaro é o único presidente, entre os maiores países do mundo, que não se vacinou, nega a ciência e estimula o desmatamento para afrontar o equilíbrio ecológico.

“Temos que canalizar toda a nossa energia contra o ‘profeta’ da ignorância. Bolsonaro representa o atraso do atraso, a ridicularizarão do Brasil no mundo. Virou uma chacota”, evidenciou.

Fonte: PDT