Festival Fora Bolsonaro de Poesia e Canção tem hoje a grande final

São dez músicas e dez poesias finalistas de autores de diversas regiões do estado

A grande final do Festival Fora Bolsonaro de Poesia e Canção, promovido pelo PCdoB de Minas Gerais, será realizada nesta terça-feira, a partir das 19h, via Facebook e Youtube.O evento reúne poetas e compositores de diversas regiões do estado. Confira nas artes abaixo os/as classificados/as nas duas categorias.

As poesias passaram pelo crivo de dez jurados e, agora, serão submetidas a um júri formado por 12 pessoas, dentre elas, Cláudia Gomes Pereira, de Ouro Preto, a poeta Herena Barcelos, o ex-vereador e ex-deputado federal Javier Alfaya, da Bahia, secretário de Cultura do PCdoB; o cineasta e poeta Luiz Carlos Prestes Filho, além do jornalista Petrônio Gonçalves de Souza.

Além destes nomes o júri conta ainda com o jornalista valadarense Roberto Lima, proprietário do jornal Brazilian Voice, em Newark, New Jersey (EUA), onde mora; o poeta Rogério Salgado, da extinta revista literária Arte Quintal; a arquiteta Sandra Sanches, da Fundação de Arte de Ouro Preto, a psicopedagoga da UFMG Regina Coelho; o médico e professor da UFMG, Francisco Rubió, presidente da Fundação Maurício Grabois em MG; a vereadora pelo PCdoB em Recife, advogada e poeta Cida Pedrosa, vencedora do Prêmio Jabuti nas categorias Poesia e Livro do Ano.

J´á o júri responsável pelas músicas é composto pelo músico e compositor de Belo Horizonte, Amon Siqueira, a deputada federal do PCdoB pelo RJ, médica e baterista Jandira Feghali; Adriano Fernandes, músico de BH; Cassiano Maçaneiro, maestro e produtor musical no Sul de Minas; João Vitor Romano, violinista da Orquestra de Ouro Preto; a cantora e compositora Lina Amaral; Marco Aurélio Ribeiro, músico e produtor musical em Ouro Preto; Marilaine Rabelo, produtora cultural e integrante do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros; Renato Ferreira, jornalista, poeta e compositor de Mar de Espanha; Rosy Sapucaia, professora e mestre em música pela UFBA; Sérgio Santos, cantor e compositor de Varginha, e Toninho Camargos, músico, compositor e integrante do extinto grupo Mambembe.

Ação política

“Nos anos de chumbo da ditadura militar, a cultura teve papel fundamental na luta contra o regime que oprimiu, torturou, exilou e matou muitos brasileiros”, lembrou o idealizador e coordenador do evento, o poeta Tadeu Martins. “A música e a poesia foram muito importantes na mobilização e organização dos brasileiros para reagir contra o regime opressor. Todos sabemos que artistas como Caetano Veloso, Chico Buarque, Elis Regina, Geraldo Vandré, Gilberto Gil, Gonzaguinha, João Bosco, Milton Nascimento, Sérgio Sampaio e poetas como Aldir Blanc, Fernando Brant, Ferreira Gullar e Paulo César Pinheiro, contribuíram muito para o fim da ditadura militar no Brasil!”, acrescentou.

“Hoje, quando o Brasil está ameaçado, por um presidente saudoso da ditadura militar, que desde o início do seu desgoverno tenta se transformar em ditador, com o apoio das Forças Armadas, de evangélicos, políticos oportunistas, milicianos e outros fascistas, precisamos novamente da música e da poesia para nos unir, orientar, e nos fazer acreditar que juntos somos mais fortes e que podemos sepultar de vez esta ameaça ditatorial” destaca Tadeu Martins. “Pensando nisto, nós do PCdoB propomos um evento capaz de dar novo rumo à música e poesia como fator de transformação social e política. A música e a poesia são capazes de nos emocionar, nos enternecer, nos alegrar e nos unificar para a luta política. Alegria para nós é coisa séria. A música e a poesia nos auxiliam a endurecer a luta, sem jamais perder a ternura.”

GRANDE FINAL – Festival Cultural “Fora Bolsonaro” de Poesia e Canção do PCdoB Minas Gerais

 Não perca, na próxima terça-feira (16), a final do Festival Cultural Fora Bolsonaro de Poesia e Canção! São dez músicas e dez poesias finalistas de diversos cantos de Minas Gerais!

A música e a poesia são capazes de nos emocionar, nos enternecer, nos alegrar e nos unificar para a luta política. Alegria para nós é coisa séria.

 Dia 16 de novembro
 Às 19 horas

Acompanhe pelas redes sociais:

 https://www.facebook.com/pcdobmg/live_videos/
 https://youtu.be/2VuWO2c8Sx8

Autor